Almaúnica Quatro Castas 2010

Almaunica_Quatro_Castas_2010

Sabem amigos, eu me considero desde sempre um enófilo entusiasta de nossa viticultura. Comecei bebendo e apreciando os vinhos aqui do sul, o que faço com prazer até hoje. E posso afirmar – modéstia parte – com certa propriedade de quem degusta e acompanha o desenvolvimento destes vinhos que, em termos de qualidade, estamos com toda a certeza competindo de igual para igual com os vinhos importados. Não é demagogia (eca), longe disso: é fato. Hoje, vos apresento mais um exemplo do potencial que temos.

Foi aqui no blog que este rótulo top da Vinícola Almaúnica teve uma de suas primeiras aparições na mídia (relembre). Um elegante assemblage elaborado – como diz o nome – por quatro variedades: a Syrah (menina dos olhos de Márcio Brandelli) entra com 34% enquanto que Merlot, Malbec e Cabernet Sauvignon compõe o corte com 22% cada. Tudo claramente registrado no rótulo. Álcool a 14%. O vinho estagiou em barricas francesas por 24 meses, à exceção da Syrah, que permaneceu 12 meses em carvalho americano novo. Vamos ao vinho:

Bela cor rubi, escura. Aromas de muita complexidade; frutas negras, em especial amora e ameixa. Notas herbáceas e florais, além de um toque de especiarias muito presente, lembrando cravo. Em boca é um vinho de ótima estrutura, bom corpo e acidez presente e correta. Taninos marcando a boca, mas ainda mantendo o vinho macio, muito prazeroso de beber. Final muito correto, com leve mentolado lembrando anis e boa persistência. Madeira e álcool bem integrados ao conjunto.

Gastronômico e muito bem-feito. Indico fortemente, especialmente com uma carne suína assada ou de cordeiro. Não causará arrependimentos; cumpre bem a proposta de ser um vinho top. Está em um bom momento para o consumo, mas acho que pode ganhar ainda mais complexidade com a guarda.

Quanto custa: a safra 2011 (cujo o corte é diferente deste que provei) está sendo vendida a 85 reais no site da vinícola – mesmo preço que paguei na época em que visitei a Almaúnica. Vale cada centavo.

Saúde a todos!

2 comentários em “Almaúnica Quatro Castas 2010

  1. Breno disse:

    Tiago,

    Estive no Vales dos Vinhedos em Fevereiro deste, e realmente para quem gosta de vinho é um lugar maravilhoso. Visitei as grandes e as pequenas vinícolas. E o que mais me encantou, foram as pequenas. Você conheceu uma que se chama Barcarola? (www.barcarola.com.br/).

    Abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Breno valeu pela dica – vou entrar no site deles
      Eu sou fascinado pelo Vale dos Vinhedos, em especial pelas pequenas vinícolas
      Um forte abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s