Salton Intenso Merlot 2010

Salton_Intenso_Merlot_2010

Como talvez vários dos amigos leitores podem notar, estou devendo muitos posts prometidos. Aos poucos vou retomando o ritmo de postagens que o blog já teve em outros tempos – neste momento, devo ter uns 15 vinhos (no mínimo) que estão “na fila” para eu reproduzir aqui meus comentários. Enfim, faz parte.

Este de hoje é mais um dos vinhos experimentados na última edição do Winebar com os rótulos da Salton. Já comentamos um pouco aqui sobre um espumante degustado na mesma ocasião, o Reserva Ouro (relembre).

O Merlot de hoje compõe a linha Intenso da vinícola, quase equivalente (talvez um pouquinho abaixo) da tradicional linha Volpi e seus belíssimos rótulos dignos de encher os olhos. Este vinho estagiou por seis meses em barricas de carvalho de segundo uso, além de mais seis meses de repouso em garrafa. Vamos às impressões:

Bela coloração vermelha rubi, com reflexos violáceos. Muita intensidade no nariz (e complexidade também). No início os aromas são um pouco adocicados, com notas mais frutadas. Aos poucos surgem aromas mais herbáceos, com um toque vegetal e de especiarias bem presente (especialmente ao agitarmos a taça). Em boca é um vinho de corpo mais leve, mas com boa acidez. Macio e prazeroso de beber. Taninos bem integrados e amistosos. Senti o final um pouco potente, mas pode ser em função da temperatura. Correto. Boa pedida para o dia a dia. Acompanhou muito bem um spaghetti com molho de coração com galeto ao primo canto.

Quanto custa? 28 reais na loja virtual da vinícola. Ótimo custo benefício – um dos melhores neste quesito em 2014. Pode ser encontrado em supermercados com certa facilidade. Recomendo.

Saúde a todos!

Nota: esta garrafa nos foi gentilmente enviada para degustação, em razão do Winebar.

Um comentário em “Salton Intenso Merlot 2010

  1. […] Coloração vermelha rubi com borda levemente rosada. Aromas com boa intensidade e complexidade. Notas de frutas vermelhas frescas, levemente adocicadas, lembrando framboesa e cereja, além de aromas especiados, possivelmente em função do carvalho americano. A madeira marca o olfato de leve, mas acredito que não roube a cena. Em boca tem corpo médio, com leve acidez. Taninos macios, marcando a língua mais para o final. As especiarias marcam a língua; vinho levemente apimentado. Bom conjunto no geral. Fácil e bom de beber. Nesta faixa de preços é uma ótima opção, ao lado do Merlot da linha Intenso (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s