Angheben Barbera 2012

Angheben_Barbera_2012

Queridos amigos, no início do ano estive no Vale dos Vinhedos – para quem não conhece, é uma espécie de pedaço de paraíso :). Lá visitei novamente a Vinícola Angheben, já muito bem conhecida aqui pelos leitores do blog (sim, já falamos dela aqui – relembre). Sem dúvida, o Eduardo e seu pai Idalêncio proporcionam um clima de hospitalidade ao visitante que a gente chega a se sentir como se estivesse em casa bebendo vinho entre amigos. Quem estiver em Bento, não deixe de visitar a vinícola, de jeito algum. E quem nunca provou um vinho deles, ah não sabe o que está perdendo…

Pois bem, eis que na ocasião provamos todos os rótulos da casa. E todos são muito bons, no mínimo. Mas eu ouso dizer que este exemplar que ostenta o título da postagem é um dos que mais arranca suspiros nos amigos enófilos Brasil afora. E não é para menos: afinal, um exemplar brasileiro, bem elaborado, da casta Barbera, originária da região italiana do Piemonte, não é comum por aqui. Mas a Angheben apostou nesta variedade e hoje ela é a menina dos olhos da vinícola, creio. As uvas, a propósito, são de  Encruzilhada do Sul, na serra do sudeste. Mas vamos ao vinho!

Em taça mostrou uma coloração rubi com belas bordas atijoladas.  No nariz mostra aromas de boa intensidade e muito instigantes, lembrando frutas negras como amora e ameixa, além de algumas notas herbáceas. Em boca tem corpo médio, com boa acidez. Frutado confirmando bem o nariz. Vinho envolvente. Potente. Gastronômico. Bem ao estilo italiano.

Lá em casa agradou. E como. Ótima pedida para quem quer sair da rotina do Cabernet, Merlot e afins. Vale (muito) a pena. Vai acompanhar bem assados com molhos estruturados e massas em geral. Está em um bom momento para beber.

Quanto custa? Em Porto Alegre pode ser achado por 48 reais na Vinhos e Sabores. O investimento vale cada centavo.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s