Bouza Albarinho 2012 #cbe

Bouza_Albarino_2012

Amigos, não nego, sou um apaixonado pelo Uruguai, suas praias paradisíacas, paisagens bucólicas e – claro – por seus vinhos. Se eu pudesse viajaria ao menos uma vez por mês ao nosso país vizinho para descansar, provar um belo Tannat e curtir uma bela vista da Playa de La Moza (quem nunca foi não sabe o que está perdendo…). Mas, salienta-se que, definitivamente, nem só de Tannat é que vive o Uruguai. Inclusive, muitos vinhos brancos têm-se destacado  e conquistado os enófilos mundo afora. O que hoje  apresento aos amigos é um belo exemplo.

Trata-se de um varietal elaborado 100% com a variedade Albarinho (ou Alvarinho, como quiserem), sendo que 15% do vinho estagiou em barricas de carvalho francês, conforme site da Bodega Bouza. O vinho ainda permaneceu por três meses em contato com as borras . As uvas são provenientes da região de Canelones, localizada ao norte de Montevidéu. Embora eu não conheça pessoalmente, tenho informações seguras de que uma visita à vinícola vale muito a pena; é uma das mais charmosas e tradicionais do Uruguai. Embora tenha uma produção em escala elevada, ainda consegue elaborar vinhos com tiragem mais limitada, como é o caso deste, que foram envasadas cerca de 25 mil unidades – número modesto para os padrões mundiais. Mas vamos ao líquido:

Cor amarelo palha claro, esverdeado. Aromas com boa complexidade. Notas de frutos brancos, certo floral, notas herbáceas e algo lembrando mel ou melado. Em boca é um vinho untuoso, mas também com uma boa acidez. Toque cítrico de frutas brancas presente. Cremosidade elevada, fazendo o vinho grudar na boca. Potente – e pedindo comida. Gastronômico. Grata experiência.

Quanto custa? 108 reais no site da importadora Decanter

Saúde e um ótimo final de semana  a todos!

3 comentários em “Bouza Albarinho 2012 #cbe

  1. […] Bouza Albariño 2012, por Tiago Bulla do blog Universo dos Vinhos; […]

  2. […] Bouza Albariño 2012, por Tiago Bulla do blog Universo dos Vinhos; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s