Ventisquero Reserva Carmenère 2011

Ventisquero_Reserva_Carmenere_2011

Amigos, eu sempre digo que se forem comprar um vinho chileno e estão meio na dúvida, optem por um Carmenère. Creio que a chance de erro ou frustração é pequena. Um Pinot Noir ou um Cabernet Sauvignon podem ser excelentes (e não faltam exemplares) mas dependendo do produtor, da faixa de preços e até mesmo da safra, você pode ter uma experiência ruim.

Este exemplar é de uma das vinícolas chilenas que mais aprecio, a Viña Ventisquero. Uma boa opção para quem quer variar dos exemplares da Concha y Toro ou San Pedro, mas que não quer abrir mão de vinhos honestos e bem-feitos. A linha Yali, por exemplo, é repleta de ótimos exemplares; vale a pena conferir. Este Carmenère é elaborado com uvas do Vale do Colchágua. O vinho leva ainda, na verdade, 10% de Syrah na composição – tipicamente isto é comum nos vinhos de lá. Segundo a ficha técnica disponível no site, 70% do vinho estagiou por dez meses em barricas francesas e americanas. Após engarrafado, permanceu ainda seis meses em repouso antes de ser comercializado.

Em taça mostrou bela cor rubi avermelhada. Aromas de frutas negras, notas herbáceas, pimenta e especiarias. Médio corpo, acidez leve, muito discreta. Taninos finos, boa estrutura, bom conjunto. Vinho bom de beber, boa pedida. Está em um bom momento para consumo, muito embora o site da Ventisquero afirme que ele tenha 7 anos de potencial de guarda.

Quanto custa: 45 reais em média.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s