Peculiare Gran Reserva Ancelota 2005

 

Pecuiliare_Gran_Reserva_Ancelota_2005

Estimados amigos, este post marca para mim uma data muito especial: abrimos este vinho como parte das comemorações dos quatro anos em que eu e minha querida esposa estamos juntos. E a ela só tenho a agradecer, por dois motivos: primeiro, por me aturar, com todos os meios anseios, medos, defeitos e manias – entre elas, a de escrever este blog (fruto especialmente do incentivo e apoio que ela me dá). E a outra razão, não menos importante, por ser a razão maior de minha felicidade, algo que nos dias de hoje tem um valor inestimável. 🙂

Escolhi este vinho sem uma razão específica. Achei-o especial para a data e para o propósito. Um Ancelota da histórica safra 2005, de uma pequena vinícola do Vale dos Vinhedos – a Peculiare – que conheci neste mesmo ano. Na ocasião da visita provei também um ótimo espumante, que já comentamos aqui no blog (relembre). Mas o Ancelota, uma de minhas cepas favoritas, foi ainda mais interessante e fez jus a importância da data. Vamos às impressões:

Bela cor rubi escura com poucos reflexos e transparência.  Aromas de ótima intensidade e complexidade.  Frutas negras com notas de compota, além de um toque de especiarias e leve floral.  Em boca tem corpo médio e boa acidez.  Taninos bem redondos e macios integrados ao conjunto.  Há um certo ar balsâmico no paladar, agradável, lembrando um vinho italiano típico.  Final harmônico com retrogosto de frutas pretas.  Acompanhou muito bem um pato assado no forno com batatas – um desejo gastronômico que a quatro anos queríamos realizar.  Excelente vinho.  Um dos melhores nacionais que já experimentei.

Quanto custa? Paguei pela garrafa algo em torno de 45 reais no varejo da vinícola. Valeu cada centavo.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s