Uma Seleção de Bons Vinhos Abaixo dos 30 Reais

Do_Lugar_Cabernet_Franc_2011

Estimados amigos, a algum tempo eu estava cogitando escrever este post. Explico: no ano passado, mais ou menos nesta mesma época, escrevi um post que foi muito elogiado pelos amigos leitores, onde fiz uma lista com algumas indicações de vinhos com custo-benefício acima da média (relembre).

Pois bem, pensei muito em repetir então a dose; porém, desta vez vou ainda mais longe: resolvi limitar os rótulos na primeira faixa de valores aqui do blog – vinhos até 30 reais, como os amigos podem ver ao lado direito da tela.

Da mesma forma como no post do ano passado, farei uma breve explanação com algumas opiniões pessoas – a quem estiver curioso para ver logo as indicações, pode saltar esta parte (prometo que não me chatearei).

Não é incomum eu receber pedidos de pessoas que solicitam indicações de vinhos bons e baratos. Normalmente os consumidores que estão no início do aprendizado e consumo de vinhos estão – na maioria dos casos – saindo das cervejas de boa qualidade ou dos vinhos mais simples e desejam subir para o próximo patamar. Neste cenário, buscam, dentro de seus limites, vinhos de 10 a 20 reais.

Neste ponto, saliento aos amigos e assino em baixo: não tenho absolutamente nada contra os vinhos desta faixa de preço. E ainda, ouso dizer que meus colegas blogueiros também não. Mas um detalhe é fato: nesta faixa de preços você corre um risco considerável de comprar uma “bomba”. As opções boas e de vinhos corretos, garanto-lhes, não é a maioria, infelizmente. Mas não se preocupe, nem tudo está perdido; tudo é aprendizado. “E o que você sugere?”, muitos me perguntam. Algumas dicas básicas:

Primeiro, vinhos importados abaixo de 20 reais merecem cuidado. Normalmente são rótulos destinados a importação e não atendem os mercados consumidores dos países em que são produzidos. Ou seja, é um escoamento do excedente produzido, muitas vezes com qualidade duvidosa.

Segundo, em contrapartida ao item anterior, sugiro que comessem degustando vinhos nacionais nesta faixa. Poderão até ser simples ou sem passagem por madeira, mas podem acreditar: sua qualidade faz frente e, muitas vezes, supera a dos importados nos mesmos valores. Não se deixe levar por preconceitos – é um péssimo negócio.

Por fim: aposte nos espumantes. Se não sabe por onde começar, leve um belo espumante nacional para acompanhar a refeição, seja para aquele jantar romântico ou para o almoço de domingo. Há várias boas opções no mercado abaixo dos vinte reais. Uma ótima opção para quem está iniciando no mundo dos vinhos.

Por fim, como prometido, uma seleção de alguns vinhos abaixo de 30 reais que impressionaram aqui no blog. Ah, e lembrando: todos os comentários são sempre muitíssimo bem-vindos!

* Espumante Estrelas do Brasil Riesling Itálico Brut –  Link

* Espumante Monte Paschoal Virtus BrutLink

* Salton Classic Tannat –  Link

* Salton Intenso Merlot 2010 –  Link

* Do Lugar Cabernet Franc 2011 (Foto)–  Link

* Kantaro Reserva Carmenère 2010–  Link

* Miolo Reserva Pinot GrigioLink

* Almadén Rieling 2014Link

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s