Tenuta Sant`Antonio Valpolicella Superiore Ripasso Monti Garbi DOC 2011

Monti_Garbi_Valpolicella_Superiore_Ripasso_DOC_2011

Amigos, o tema da Confraria Brasileira de Enoblogs deste mês foi sugerido pelo grande confrade Alexandre Takei, que escreve o excelente Notas Etílicas: Valpolicella, valendo qualquer tipo. Mais uma vez, a CBE faz um grande favor a este blog (vocês não podem imaginar): é o primeiro Valpolicella que experimentamos por aqui.

Para quem não está acostumado, vale um parênteses: não é uma casta e sim um tipo de vinho em si, tal qual “Chianti”, “Champagne” e outros tantos. No nosso caso, o Valpolicella é um típico vinho italiano, elaborado no  norte da Itália, na região de Verona. A denominação “Ripasso” por sua vez indica que o vinho sofre amadurecimento sobre as próprias borras, onde se busca dar mais estrutura e complexidade ao conjunto. Este exemplar é elaborado pelas variedades: Corvina e Corvinone (juntas somam 70%),  Rondinella (20%) além de Croatina e Oseleta, fechando os 10% restantes. Todas novas para mim – isso é muito legal no mundo do vinho, os que não gostam que me perdoem. Foi amadurecido em barricas de primeiro e segundo uso por 15 a 16 meses. Vamos ao líquido:

Cor vermelho rubi com leve transparência. Aromas de boa intensidade com muitas frutas vermelhas e um toque de especiarias. Em boca tem corpo médio e acidez leve no início mas bem presente no final.  Taninos bem agregados ao conjunto. Final potente,  pedindo comida e exigindo serviço com certo resfriamento (mesmo no inverno gaúcho). No finalzinho tem um certo dulçor um pouco enjoativo que deixou o vinho menos interessante do que poderia ser – apesar de talvez ser típico dos Valpolicella; não tenho como afirmar, é o primeiro e único que experimentei até então.

Um bom vinho de todo o modo. Acompanhou esplendidamente um ossobuco que fizemos especialmente para a ocasião.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 77 reais no site da Wine, com desconto de sócio.

Saúde!

Um comentário em “Tenuta Sant`Antonio Valpolicella Superiore Ripasso Monti Garbi DOC 2011

  1. […] Tenuta Sant’Antonio Valpolicella Superiore Ripasso Monti Garbi 2011, por Tiago Bulla do blog Universo dos Vinhos; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s