Valmarino Cabernet Franc Ano XVII 2011 #cbe

Valmarino_Cabernet_Franc_2011

Ah amigos, eu sempre tive uma grande curiosidade acerca deste vinho. Uma, por ser de uma casta que gosto muito, a Cabernet Franc. E outra, pela fama e respeito que ele consolidou nas safras anteriores que já foi lançado. Quando o colega Felipe Silva e Silva do ótimo blog BebadoVinho sugeriu a degustação de um 100% Franc para a edição de outubro da CBE, não tive dúvidas e apostei neste ícone da vinícola Valmarino.

O vinho é parte de uma produção muito limitada, de 1557 garrafas numeradas – abrimos a de número 1252. Uvas 100% de Pinto Bandeira, dando a Indicação de Procedência ao rótulo. Segundo informações do site, passou por malolática completa e 70% do volume estagiou por 17 meses em barricas de carvalho. Álcool a 12,5%, diz o rótulo. Vamos ao vinho:

Bela cor rubi avermelhada, com leve transparência.  Aromas de boa intensidade lembrando furos vermelhos e negros, especialmente ameixa, com notas de especiarias e alguma lembrança herbácea. Bom conjunto ao olfato, muito elegante.  Em boca é um vinho macio, com boa estrutura, corpo médio e acidez correta.  O toque frutado está bem presente, apesar de um tanto ofuscado pela madeira, que deixou o vinho com final levemente adocicado. Boa estrutura e com vocação gastronômica. Um ótimo vinho, apesar de deixar a impressão de que poderia ser mais interessante, não fosse a madeira um pouco sobressaída. É uma excelente sugestão para quem não está acostumado ao consumo de vinho, por ser um exemplar macio, de acidez mais leve e bem agradável de beber.

Quanto custa?  Pela garrafa pagamos 62 reais na Vinhos e Sabores,  com bom custo benefício – mesmo valor do site da vinícola.

Saúde a todos!

3 comentários em “Valmarino Cabernet Franc Ano XVII 2011 #cbe

  1. Felipe disse:

    Obrigado pelo elogio!

    Concordo com você, este vinho agrada a todos, e é um ótimo exemplar para levar naquele almoço que tem muita gente que não costuma beber vinho…

    Abraço!

    • Tiago Bulla disse:

      Felipe, obrigado pelo comentário
      Legal saber que tivemos uma impressão parecida.
      Saúde e forte abraço!

  2. […] Valmarino Cabernet Franc XVII 2011, por Tiago Bulla do blog Universo dos Vinhos; […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s