Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008

Quinta_do_Seival_Castas_Portuguesas_2008

Ah amigos, feliz o dia (a quase três anos atrás) em que adquiri este vinho, na própria vinícola Miolo. Na ocasião , inclusive, fiz um post para registrar nossa visita, que ficou marcada em nossa memória (relembre). Fui com o intuito despretensioso de provar e de adquirir este vinho. Provei, e achei-o muito bom. Comprei a  garrafa já pensando em guardá-lo por um tempo. E toda a vez (normalmente, uma por ano) que eu visitava a vinícola, perguntava para algum enólogo: “Olha só, tenho uma garrafa do Castas Portuguesas em casa, safra 2008, posso já abri-lo ou devo esperar?” E a resposta era sempre a mesma: “abra ele sim, não perca tempo”.

Teimosamente, esperei 🙂 Três anos. Até que neste último inverno visitei a vinícola com um grupo de amigos. Lá fomos muito bem recebidos pelo enólogo Gustavo, que trabalha na casa já a um bom tempo (e eu me lembro bem dele, na primeira vez que lá estive, a coisa de uns sete anos atrás). E ele me disse, ratificando seus colegas, que eu deveria abrir o vinho. Desta vez, obedeci.

O rótulo é um dos mais bem comentados da vinícola. Duas castas lusitanas: Touriga Nacional e Tinta Roriz, com uvas provenientes da região de Candiota, na Campanha Gaúcha. Teve passagem por doze meses por barricas de carvalho. Vamos ao vinho:

Em taça mostrou bela cor rubi avermelhada com leve transparência. Aromas com complexidade muito acima da média e intensos. Notas de frutos maduros, compota, geleia, um ar de especiarias. Em boca é ainda melhor. Acidez leve ainda presente. Corpo médio, macio.  Taninos sedosos. Estilo balsâmico marcante,  com final agradável. Potente,  mas na medida. Um dos melhores vinhos do ano. Em um ótimo momento para abrir. Quem tem um, beba logo, não se arrependerá.

Quanto custa? Na época paguei algo em torno de 50 reais, com excelente custo-benefício. A safra 2011 é vendida hoje no site da vinícola a 60 reais a garrafa.

Saúde a todos!

Um comentário em “Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s