Confraria Bom Vin Visita a Fante Bebidas e a Escola de Gastronomia da UCS

Estimados amigos, neste último final de semana fui convidado a participar do Enotur .DOC, uma iniciativa do jornalista Orestes de Andrade Jr para reunir os confrades da Confraria Bom Vin para um Tour na Serra Gaúcha.

Nesta ocasião fomos convidados a visitar a Fante Bebidas localizada em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. A empresa fundada a 45 anos produz mais de 80 produtos; entre os quais, destacam-se o Malt Whisky Black Stone, a Vodka Rajska, o espumante sem álcool Dushy, o suco de uva integral Quinta do Morgado e também, atualmente, os vinhos da marca Cordelier.

Segundo informações do diretor presidente da companhia, sr. Julio Gilberto Fante, a produção alcança atualmente a marca de cem mil garrafas por dia, divididas entre os tantos produtos. Destaque especial para a produção de Suco de Uva 100% Natural Quinta do Morgado, elaborado com uvas Bordô e Isabel – que por sinal provamos, e é excelente. Só para ele, a empresa dispõe de capacidade para produzir 5 milhões de litros ao ano, marca que será alcançada em sua totalidade na próxima safra.

Nosso tour ainda teria como atrativo uma visita à Escola de Gastronomia da UCS, localizada também em Flores da Cunha. A instituição é uma das mais modernas e bem equipadas do Brasil, e ostenta o vínculo formado com o ICIF – Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros. As instalações da escola, de fato, surpreendem: salas amplas, bem equipadas, com bancadas individuais para cada aprendiz preparar seu prato somente por si são alguns dos atrativos. Além é claro de uma bela e espaçosa sala exclusivamente voltada ao estudo do vinho.  É de empolgar qualquer visitante.

A jornada encerrou com um belíssimo almoço no restaurante Dolce Itália da Escola de Gastronomia, harmonizado prato a prato com os vinhos da Fante Bebidas. O cardápio foi especialmente elaborado com muito bom gosto e sofisticação pela chef Andréia Mascarelo Lorenzzette Polidoro.

Como amante inveterado da culinária italiana, não podia deixar de relacionar os pratos servidos e os vinhos que acompanharam. Confiram:

Antipasti – Carpaccio marinado no sal com ervas aromáticas, acompanhado do leve e refrescante Espumante Cordelier Brut Charmat (este comentarei com mais detalhes em um post futuro – aguardem).

Primo Piatto – Risoto de bacalhau e amêndoas, que harmonizou muitíssimo bem com o vinho tinto Oremus Cabernet Sauvignon 2013, exemplar vendido na faixa abaixo de 15 reais. Uma grata e belíssima surpresa para todos os confrades e um exemplo de que podemos elaborar vinhos muito interessantes a preços ainda mais atrativos.

Piatto principale- Músculo de novilho braseado ao vinho tinto. Para mim, o melhor prato do almoço, com a carne no ponto certo, deliciosa. A harmonização com o Cordelier Equilibrium 2011 foi perfeita. O vinho tem excelente estrutura, é aromático e frutado, com a madeira na medida. O título faz jus ao líquido. E o melhor ainda é o preço: vendido na casa dos 35 reais, com excelente custo-benefício.

Dolce –  Panna cotta com frutas vermelhas. Sobremesa leve, com a cara do verão, que combinou muito bem com o Espumante Oremus Moscatel Rosé e mais ainda com o Cordelier Licoroso, fechando com chave de ouro as harmonizações.

Uma experiência excelente, para ficar guardada na memória. Confiram abaixo algumas fotos do nosso Tour:

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s