Don Laurindo Reserva Merlot 2009

Don_Laurindo_Reserva_Merlot_2009Estimados amigos, como muitos já devem saber, a algumas semanas atrás o vinho brasileiro perdeu uma de suas personalidades de maior importância – o sr. Laurindo Brandelli, considerado um dos precursores de nossa vitivinicultura. Seu falecimento foi recebido com grande pesar por todos os enófilos, profissionais e pessoas ligadas ao mundo do vinho em todo o Brasil.

Eu já estava com este post esboçado para escrever a algum tempo e resolvi registrá-lo aqui hoje, pois sempre gostei e admirei a qualidade estável e constante dos produtos elaborados pela vinícola Don Laurindo, o que reflete – e muito bem – o legado deixado pelo sr. Laurindo Brandelli. Este Merlot certamente não foge à regra. Faz parte de uma produção limitada, de  15 mil garrafas numeradas – abrimos a de número 8413. O vinho tem passagem breve por barricas por 4 meses.

Em taça mostrou coloração vermelho rubi. Aromas muito típicos da casta. Frutos vermelhos frescos com notas de especiarias e terra. Em boca tem corpo médio com boa acidez. Macio e muito agradável de beber, com taninos muito bem integrados ao conjunto. Elegante, com álcool a 12% sem incomodar, bem equilibrado. Vinho sem defeitos, que chama a próxima taça com muita naturalidade – característica esta que me conquista nos vinhos que provo, já que nada importa mais do que o prazer em beber um vinho bem feito.

Experimentamos ele a alguns meses atrás. Confirma bem a tendência dos vinhos da vinícola, evoluindo muito bem e estando super vivo após 5 anos transcorridos. Está em um ótimo momento para consumo ao meu ver, pelo equilíbrio que apresentou.

Quanto custa? A safra 2011 é vendida atualmente a 40 reais no site da vinícola.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s