Fechando o Ano na Confraria Bom Vin com os Vinhos SOPRA

Espumante_Sopra_Sante_Brut_2013

Estimados amigos, depois de ter estado um bom tempo afastado da Confraria Bom Vin – por motivos alheios à minha vontade, lhes asseguro – consegui um tempinho para poder participar do último encontro da confraria no ano de 2014. Na ocasião, tivemos como ilustre convidado o Sommelier Júnior Maroso, que nos apresentou os badalados vinhos da vinícola Sopra, dos Campos de Cima da Serra. Alguns leitores já devem saber muito bem que, ultimamente, por onde passam os vinhos Sopra estão dando o que falar, arrancando ótimos comentários.

Neste encontro tivemos a oportunidade de degustar cinco exemplares da jovem vinícola: um espumante, dois Chardonnay (um barricado e o outro não) e dois tintos da variedade Merlot: um da safra 2012, com breve passagem por barricas de carvalho e o outro da safra 2013, que vem para ser o Top da Vinícola – Riguardo – concebido para ser um vinho de guarda, de alta categoria.

Todos os vinhos são elaborados com uvas de vinhedos de altitude (superior a 900 metros) provenientes do município de Muitos Capões. A produção dos mesmos é muito limitada, pelo menos por enquanto. As maiores tiragens beiram tão somente 5 mil garrafas e alguns exemplares, como o Chardonnay barricad0, não chegam a 500 garrafas produzidas – aliás, este já está esgotado (provamos as últimas unidades).

O Merlot 2012 chamou muita atenção pela intensidade e complexidade aromática que mostrou; a tempos não tive a oportunidade de experimentar um vinho assim. Foi uma grata surpresa. Está sendo vendido no site da vinícola a 41 reais, com bom custo-benefício.

Mas digo – apesar de ser um pouco suspeito para falar – que o grande produto da noite é este da foto acima. O Espumante Sopra Santé, elaborado com 60% Chardonnay  e 40 % de Pinot Noir, é safrado 2013 e tem produção limitada a 4500 unidades. Um belíssimo produto, com excelente estrutura e equilíbrio impecável de acidez e cremosidade. Com certeza vai bem sozinho e acompanhará um grande gama de pratos. É um lançamento da vinícola; segundo informações será vendido na faixa dos 55 reais. Recomendo. Meu favorito.

O encontro aconteceu no Winebox Bistrô, empreendimento localizado na Travessa da Paz, bem pertinho da Redenção, em Porto Alegre. A quem não conhece o espaço, vale a visita: a casa conta com boa carta de vinhos, além de petiscos, crepes e doces daqueles de encher os olhos. Há um bonito espaço externo, ideal para saborear uma refeição leve  no final de tarde com um refrescante espumante. Uma boa pedida.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s