Viu Manent Secreto Carmenère 2010

Viu_Manent_Secreto_Carmenere_2010Amigos, apesar do calor que faz em nosso verão brasileiro, a gente sempre acaba achando uma brecha para experimentar um vinho tinto. E vale como sugestão para estes dias um Carmenère, clássica uva francesa cultivada no Chile, onde encontrou um de seus Terroir mais conhecidos mundo afora.

Este exemplar faz parte da linha Secreto da Viu Manent, uma das vinícolas mais reconhecidas do Chile. Inclusive vale lembrar que já provamos um ótimo Pinot desta linha e publicamos por aqui. O exemplar de hoje é elaborado com 85% de Carmenère e o restante… é “segredo”, como ostenta a ficha técnica do vinho – daí o nome dado ao rótulo em questão. Segundo a mesma ficha – que está disponível no site da vinícola, bem organizado por sinal – 80% do vinho estagiou 6 meses em barricas francesas (95%) e  americanas (5%). As uvas são do Vale do Colchágua. Vamos ao vinho:

Cor rubi bem escura, com bordas levemente rosadas. Aromas predominantemente vegetais e um pouco enjoativos. Aos poucos aparecem notas frutadas discretas lembrando certa compota.  Em boca é encorpado, com acidez leve. Álcool a 14%, sem incomodar. O herbáceo é predominante com a presença ainda leve de frutas negras.  Taninos discretos e bem integrados. Achei o final um pouco desequilibrado, com leve amargor.

No conjunto um vinho mediano – esperava um pouco mais dele.  O Pinot da mesma linha foi bem mais interessante.

Quanto custa? encontrei à venda por 75 reais em alguns sites da Internet – atualmente a vinícola já comercializa a safra 2013, de acordo com sua página.

Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s