Dica do mês, abaixo dos 30 reais: Miolo Seleção Chardonnay Viognier 2014

Miolo_Seleção_Chardonnay_Viognier_2014

Amigos, inicio o ano de 2015 com dois objetivos be traçados: um deles, é o de voltar a publicar aqui no blog com maior periodicidade, de modo a conseguir compartilhar minhas impressões sobre os vinhos de maneira mais dinâmica. O outro objetivo é retomar o hábito que já tive em outros tempos, de publicar em todo o início de mês – sem um dia específico para tal – um post sobre um vinho de custo mais baixo e qualidade atrativa. Daí nasce uma categoria nova aqui no blog: a “Dica do Mês“, que pode ser visualizada na barra à direita. Simples e prático não?

Pois bem, o exemplar que trago hoje neste sentido, é um vinho branco nacional já bem conhecido de boa parte dos consumidores, além de ser uma boa pedida para o verão. Seleção é uma linha de entrada da vinícola Miolo, que traz vinhos jovens, descontraídos e com pouca ou nenhuma passagem por madeira. Este exemplar é um corte de duas variedades muito tradicionais: Chardonnay e Viognier, ambas cultivadas na região da Campanha. Mas vamos ao vinho:

Cor amarelo palha claro, opaco, de poucos reflexos. Aromas um pouquinho discretos, mas francos e típicos das castas. Notas de frutos brancos especialmente lima e abacaxi com um certo toque vegetal compõe o conjunto. Em boca é um vinho de acidez correta e com bom toque cítrico. Simples mas bem feito, com boa lembrança das notas frutadas. É seco essencialmente, e com um leve amargor final (da Chardonnay creio) mas que não compromete. Álcool a 12% sem aparecer.

Particularmente gostei muito da experiência. Comprei meia garrafa para beber sozinho – minha esposa não podia me acompanhar – e não me arrependo. Não creio ser um vinho específico para refrescar – neste intuito sugiro o Almadén Riesling (relembre). Já este de hoje julgo ser um vinho mais interessante para comida;  lá em casa acompanhou bem sobrecoxas de frango assadas que preparei. Peixes e saladas também são ótimas opções.

Quanto custa? Pagamos 12 reais pela meia garrafa (375 ml) em um supermercado aqui em Porto Alegre. A garrafa normal custa em torno de 22 reais, de acordo com o site da vinícola.

Confira outras dicas anteriores aqui.

Saúde!

2 comentários em “Dica do mês, abaixo dos 30 reais: Miolo Seleção Chardonnay Viognier 2014

  1. Bianca disse:

    Quando eu comprei esse vinho num mercado de Ubatuba, paguei bem carinho na meia garrafa rsrs bom, gostei dele apesar de achar o gosto de alcool beeeem forte, as vezes parecia que eu estava bebendo uma acetona haha mas eu acredito que se eu tivesse bebido acompanhando uma boa comida, como você disse no texto, o gosto teria ficado perfeito, aguçado, teria harmonia e tudo mais… bom não me arrependo, até porque tenho uma certa predileção pelos vinhos da miolo.
    Gostei muito do blog!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Bianca!
      Muito obrigado pelo seu comentário – fico feliz que tenhas gostado do blog.
      Os preços de fato podem variar bastante de estado em estado especialmente pela tributação – sem contar que o preço dos vinhos de modo geral subiu acentuadamente nos últimos tempos.
      De fato, eu gostei bastante deste exemplar, achei-o muito bem feito e compatível com a faixa de preços. Também da Miolo sugiro o Riesling da linha Almadén (um pouquinho mais barato e muito refrescante, ótima pedida para o verão).
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s