Campos de Cima Viognier 2014

Campos_de_Cima)_Viognier_2014

Pois bem amigos, é tempo de vinhos brancos. E aqui no blog, como todos sabem, sempre há espaço para os rótulos brasileiros – ainda mais com a crescente qualidade alcançada pela nossa viticultura, especialmente neste segmento. Sim, é verdade, nossos vinhos brancos andam impressionando, e muito. Ouso dizer que aqui no Brasil, depois dos espumantes – que possuem qualidade inquestionável – talvez os vinhos brancos sejam a categoria que mais tenha se sobressaído ultimamente, pelo menos aos meus olhos.

E para não deixar dúvidas, nada melhor que apresentar mais um belo exemplar. Trata-se de um lançamento recente da competente vinícola Campos de Cima: um Viognier da safra de 2014, elaborado com uvas de Itaqui, na região da Campanha Oriental. O rótulo é elaborado sob supervisão do renomado enólogo francês Michel Fabre, e tem produção limitada tão somente a 1200 garrafas, todas numeradas – abrimos a de número 23. Como se já não fosse interessante o bastante, cabe mencionar: o vinho leva 15% de Chardonnay na composição, para garantir ainda maior complexidade. Mas vamos ao líquido:

Em taça mostrou cor amarelo palha bem claro. Aromas muito agradáveis e de complexidade impressionante, com muito aroma floral além de algumas notas herbáceas e de frutas brancas cítricas – em especial lima – resultando em um conjunto de muito frescor. Em boca tem ótima acidez, garantindo refrescância mas ainda contando com bom volume no paladar. Nota-se bem a presença das notas herbáceas, bem equilibradas ao conjunto. Final correto, sem defeitos, de retrogosto com notável lembrança das notas frutadas. Chama a próxima taça.

Um excelente vinho, que vale a pena ser provado. Se sairá muito bem sozinho ou com pratos leves, especialmente uma tábua de frios e pães – ótima pedida para o verão, para enfrentar o calor. Mais um exemplar para provar que o Brasil tem grande potencial para produzir ótimos vinhos brancos – e a preços interessantes.

Quanto custa? Cerca de 38 reais, segundo informações da Assessoria de Imprensa da Vinícola. Ótimo custo-benefício.

Saúde!

Nota: este rótulo nos foi gentilmente enviado pela vinícola para degustação.

Um comentário em “Campos de Cima Viognier 2014

  1. […] Itaqui, onde a vinícola tem seus vinhedos. À exemplo do ótimo Viognier que comentamos outro dia (relembre) este rosé também foi elaborado sob supervisão do enólogo francês Michel Fabre. A produção […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s