Bacalhoa Catarina 2010

Bacalhoa_Catarina_2010

Amigos, confesso que este vinho foi uma compra no escuro, totalmente. Nunca havia ouvido falar dele e nem tinha indicações positivas. Mas, um dia desses, estava eu navegando na internet pelo site da Wine – ainda bem organizado, por sinal – procurando vinhos brancos portugueses interessantes. Tenho uma imensa curiosidade em conhecer cada vez mais os vinhos lusitanos – que por sinal, quase sempre fazem muito sucesso aqui em casa.

E então nesta pesquisa pelo site encontrei este exemplar, que me chamou a atenção. Um assemblage com uvas da Península de Setúbal, uma das mais tradicionais regiões vitivinícolas portuguesas, elaborado com três castas:  Fernão Pires, Arinto e Chardonnay. Segundo informações que pesquisei, o vinho é parcialmente fermentado em barricas de carvalho. Vamos ao líquido:

Em taça mostrou coloração amarelo claro dourado, muito vivo.  Aromas de boa intensidade com muitas frutas brancas cítricas lembrando lima, maracujá e certo damasco.  Há ainda um toque herbáceo leve lembrando grama e um pouco de anis.  Em boca tem acidez  mais discreta do que o esperado. A sensação cítrica fica mais evidente no final, em conjunto com certa potência que marca o paladar – em função dos 13,5% de álcool.  No geral o vinho tem boa estrutura, é macio e envolve o paladar, com leve lembrança mineral presente.

Um vinho muito interessante e que recomendo. E tem vocação gastronômica: bebê-lo sozinho pode torná-lo um pouco cansativo e difícil de apreciar. A harmonização com um tradicionalíssimo bacalhau é uma ótima pedida (lamento por não tê-lo degustado assim).

Quanto custa? O produto está em falta no site da Wine, infelizmente, mas na época devo ter pago um pouco mais de 50 reais.

Saúde e bom final de semana a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s