Valdivieso Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2009

Valdivieso_Single_Vineyard_Cabernet_Sauvignon_2011

Estimados amigos, não é sempre que temos a chance de provar um verdadeiro e bem-elaborado Cabernet Sauvignon. Acredito que esta casta tenha se popularizado de tal forma que há quem pense que se tratam de vinhos simples, mais populares, tal é a quantidade de rótulos que encontramos à disposição. Uma vez um amigo chegou a me comentar que a Cabernet já não era mais uma uva; era uma espécie de marca de vinhos, haja visto a força e popularidade que seu nome ganhou; tornou-se emblemática no mercado, quase um sinônimo de vinho.

Ela é na verdade a rainha das uvas tintas, talvez a mais cultivada mundo afora. Pode ser considerada uma das castas mais importantes do Chile, sobrepondo-se, inclusive, à aclamada Carmenère. É uma uva robusta, que dá vinhos fantásticos, desde que bem domada.

Pois bem, o exemplar de hoje é daqueles que nos empolgam e mostram todo o potencial e qualidade desta variedade tão admirada. Elaborado pela Vinícola Valdivieso, competente produtor que elabora, entre outros produtos, o ícone Caballo Loco. As uvas são provenientes do Vale do Maipo e o vinho estagiou por 12 meses em barricas francesas. Vamos ao líquido:

Em taça mostrou cor rubi com certa transparência. Aromas bem francos e intensos. Frutas negras frescas, especiarias, leve toque de cravo. Em boca é um vinho de corpo médio, acidez discreta, mas com ótima estrutura. Frutado presente, agradável em boca. Taninos muito bem estruturados. Madeira presente, mas sem incomodar. Vinho seco em essência, com final potente – álccol a 14%. Pede comida.

Muito bom vinho. Daqueles para guardar na memória.

Quanto custa: 128 reais no site do importador. Em um free shop da fronteira devo ter pago aproximadamente a metade. Pena que não comprei mais…

Saúde!

2 comentários em “Valdivieso Single Vineyard Cabernet Sauvignon 2009

  1. Anelise Camargo disse:

    Simplesmente maravilhoso para uma iniciante no mundo dos vinhos. Sabor incomparável.

    • Tiago Bulla disse:

      Anelise, obrigado por seu comentário.
      Eu confesso que adorei este vinho. Um dos melhores cabernet chilenos que já experimentei.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s