Provamos (e aprovamos) os Vinhos da Argenceres – Novidade no Brasil

Degustação_Bodega_Argenceres

Estimados amigos

Esta semana fui gentilmente convidado pela equipe da elegantíssima Vinho e Arte Casa para conhecer e degustar os vinhos recém lançados no Brasil pela Bodega Argenceres, de Mendoza. Quem fará a importação nos rótulos no Brasil é a empresa Intercom Comércio Internacional, do Espírito Santo, enquanto que  a representação no RS será da Paladares do Mundo.

A Bodega é um projeto de uma família espanhola em Mendoza. Os vinhos são elaborados na propriedade da vinícola em “Las Aguaditas”, na região de San Rafael, sob a supervisão do enólogo Fabricio Orlando.

Na ocasião degustamos seis rótulos da vinícola: um Chardonnay (não-barricado); três tintos varietais, das castas Malbec, Cabernet Sauvignon e Bonarda; e dois rótulos assemblage – um mais leve e outro mais encorpado, este último, possivelmente, o top da Vinícola – Dramatis Personae Blend.

Chama a atenção nos vinhos a graduação alcoólica elevada, até mesmo no Chardonnay, quase em 14% (o que é raro para um vinho branco). Nos tintos gravita na ordem de 14,5%. São vinhos potentes e com boa presença de boca, que pedem comida – mas creio que possam ser apreciados sozinhos mais resfriados ou com uma tábua de frios e queijos, como fizemos na noite da degustação.

Provei tranquilamente cada um dos vinhos e gostei de todos. São rótulos macios, redondos, sem defeitos, muito bons e prazerosos de beber – como sempre digo: daqueles que chamam a próxima taça com naturalidade e vão super bem em uma reunião entre amigos. Excelentes exemplares para combinar com a gastronomia, oferecendo muitas harmonizações possíveis. Gostei especialmente do Bonarda e do Blend n. 7 – os mais interessantes e complexos da degustação.

Os preços variam de 50 a 70 reais, com exceção do top, que custa na faixa de 280 reais. Em Porto Alegre serão comercializados pela Vinho & Arte, loja da enóloga Maria Amélia. Cabe sempre lembrar: quem não conhece o local, vale sem dúvida uma visita, um dos pontos mais charmosos da capital para quem aprecia o mundo do vinho.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s