Bouza Merlot 2012 #cbe

Bouza_Merlot_2012

Estimados amigos.

Escrevo este post especialmente em alusão ao tema de março da CBE – a Confraria Brasileira de Enoblogs – proposto pelo amigo Victor Beltrami, que escreve um dos melhores blogs de vinho do Brasil, o Balaio do Victor. O tema é daqueles que empolga todo mundo de cara e deixa todos com um sorriso no rosto de orelha a orelha: “um vinho varietal tinto ou branco do Uruguai qualquer, menos Tannat.” Falou vinho, falou Uruguai, pronto, estou sorrindo 🙂

Quem pensa que o Uruguai só tem Tannat, está enganado totalmente. Uma rápida pesquisa até mesmo aqui em meu modesto blog – confira aqui – mostra que nosso querido vizinho elabora ótimos Tempranillo, Merlot, Pinot Noir e Alvarinhos, isso até onde meu conhecimento alcança. Opções é o que não faltam. Fui de Bouza, certamente um dos melhores produtores Uruguaios; típica escolha certeira (e foi). Passagem de oito meses por barricas de carvalho francês e pouco mais de 18 mil garrafas elaboradas, todas numeradas (esqueci de anotar o número da minha, fico devendo).  Vamos ao líquido!

Vinho de cor vermelho rubi, com bordas avermelhadas. Aromas intensos e perfumados, adocicados no começo – lembrando certa baunilha – mas se abrindo aos poucos revelando frutos vermelhos, geleia, especiarias (como cravo) e leves notas herbáceas. Bom conjunto olfativo. Em boca tem boa acidez e estrutura, com corpo mais para médio. Os taninos estão lá, rústicos, bem presentes e integrados, marcando toda a boca e secando o paladar. As notas frutadas confirmam o olfato. Álcool a 14 %, conferindo ao final certa potência, pedindo comida e chamando a próxima taça. Madeira discreta, sem se sobrepor em nenhum momento. Muito bem feito, sem defeitos.

Vinho de verdade, “sem açúcar” como gosto de dizer (gíria de enófilos…). Para se beber com gosto. Aprovadíssimo

Quanto custa? No Brasil é comercializado pela Importadora Decanter, que está vendendo a safra 2011 em seu site por 97 reais. Paguei 11 dólares em um free shop em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s