Dal Pizzol Ancellotta 2008

Dal_Pizzol_Ancelota_2008

Estimados amigos!

Inicio esta semana com este belo exemplar brasileiro, elaborado com uma das castas que mais me conquistou desde que iniciei minha exploração no mundo do vinho: a Ancelota. Esta variedade tem origem Italiana, mais precisamente da região da Emília-Romanha, uma das mais belas do país por sinal.

Curiosamente esta casta se adaptou com bons resultados na serra gaúcha e algumas vinícolas – entre elas, a Dal Pizzol – elaboram tintos de alta qualidade com ela. Este exemplar não possui passagem por madeira, tendo apenas período de repouso em tanques de inox e posteriormente em garrafa, antes de ser comercializado. Vamos ao vinho:

Cor rubi bem escura, fechada, sem reflexos. Aromas delicados lembrando frutas negras e algumas notas herbáceas – condiz muito bem com os exemplares desta casta que tenho provado: os vinhos com a Ancelota não são exatamente aromáticos. São mais tênues ao nariz. Em boca tem corpo médio, com boa acidez e taninos bem integrados. Notas do olfato bem presentes – talvez mais que no nariz. Potente, com álcool a 13%. Muito bom de beber, chama a próxima taça.

Vinho aprovado. Mais um Ancelota que vale muito a pena ser degustado. Uma excelente opção para quem busca uma variedade um pouco diferente do tradicional.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 43 reais no varejo da vinícola, na ocasião em que visitei a propriedade com o amigo Cristiano Orlandi que escreve o ótimo blog Vivendo Vinhos (relembre). Pesquisei rapidamente em alguns sites e percebi que o valor não aumentou muito. Mantem-se um exemplar com bom custo-benefício, portanto. Possivelmente o melhor vinho da Dal Pizzol desta linha varietal.

Saúde a todos!

Leia Também:

Dal Pizzol Enoteca 2011

Peculiare Gran Reserva Ancelota 2005

2 comentários em “Dal Pizzol Ancellotta 2008

  1. Henrique Silva Pinto disse:

    Caro Tiago, como vai?
    Sou o representante da Dal Pizzol em SP e em nome da empresa agradeço por sua avaliação de nossos produtos. Aproveito para informar que o Ancellotta 2012 já está disponível e se for de seu interesse, estou às ordens para qualquer informação sobre nossos produtos. Obrigado e bons vinhos!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Henrique!
      Agradeço pelo seu comentário e pelas informações aqui prestadas.
      Fica aqui seu registro.
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s