Um Rótulo Italiano que Esbanja Elegância: Espumante Ferrari Brut DOC

Espumante_Ferrari_Brut_DOC

Estimados amigos.

Hoje é mais um dia de um post especial, que estava para publicar a algum tempo. Trouxe este espumante na mala quando voltei da Itália ano passado. Comprei a garrafa sem nunca ter degustado anteriormente, em um supermercado de Bolonha; afinal, sempre tive a grande curiosidade de experimentar um produto elaborado pela tradicionalíssima Ferrari, vinícola altamente respeitada, que elabora espumantes de qualidade reconhecida em todo o mundo – não raro sendo comparados aos champagnes franceses.

Este espumante – conforme informações do site – é elaborado pelo método tradicional,  100% Chardonnay, com período de maturação de 24 meses e pertence à linha mais “básica” da vinícola, pode-se dizer, chamada de Clássica. A ficha técnic, assim como o rótulo, revelam que ele teve sua primeira elaboração em 1902 (!), o que demonstra a história que o produtor carrega nesta marca.  Vamos ao líquido:

Na taça demostrou cor amarelo palha claro, com reflexos levemente dourados. Perlage muito intenso especialmente no inicio formando uma festa de borbulhas na taça, bonita de se ver, apesar de um pouco fugaz. Aromas com boa intensidade, e complexidade interessante, variando conforme o tempo. Percebi notas da fermentação, lembrando amêndoas e algo até mais evoluído, denotando evolução. Aparecem também aromas de frutas brancas cítricas – lima em especial – além de certa lembrança mineral, ao fundo.

Mas em boca eu o achei ainda mais interessante. Tem acidez na medida, bem equilibrada e muita estrutura. Boa cremosidade, preenchendo o paladar. Notas amendoadas presentes, assim como leve toque cítrico. Final isento de defeitos, sem qualquer amargor e deixando a sensação de quero mais. Elegante produto. Repetiria a compra com certeza. Lamento não ter trago mais garrafas na mala.

Uma grata experiência. Daquelas para ficar na memória.

Quanto custa? Pela garrafa paguei cerca de 18 ou 19 Euros em Bologna, com custo-benefício extraordinário. Os produtos da vinícola são importados no Brasil pela Decanter. Não localizei no site este espumante especificamente; os rótulos da linha Maximum, um degrau acima deste, se encontram a venda a partir de 187 reais.

Saúde!

Um comentário em “Um Rótulo Italiano que Esbanja Elegância: Espumante Ferrari Brut DOC

  1. […] interessantes, incluindo alguns que já comentei – ressalto com louvor um belo espumante Ferrari que adquiri em um supermercado de lá, o tradicional […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s