Arboleda Chardonnay 2013 #Winebar

Arboleda_Chardonnay_2013

Estimados amigos.

Esta semana tivemos mais um edição do Winebar, onde foram degustados os rótulos da Viña Arboleda – projeto de Eduardo Chadwick na região do Aconcágua. A vinícola cultiva diversos varietais: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Carmenère, Syrah e Cabernet Sauvignon. A degustação contou com a presença de Maria Eugenia Chadwick, filha de Eduardo, que gentilmente respondeu a diversas dúvidas sobre o empreendimento e contou um pouco da proposta da Arboleda. Confira aqui como foi a degustação.

Este Chardonnay foi o primeiro rótulo degustado da noite. O vinho foi integralmente fermentado em barricas de carvalho francês (sendo 30% novas). Cerca de 44% do volume foi fermentado usando leveduras silvestres naturalmente presentes na pele das uvas – um diferencial bastante interessante, o que impressionou. O vinho ainda passou dez meses de amadurecimento sobre as próprias borras – processo conhecido em francês por Sur Lie – a fim de lhe dar maior complexidade. Vamos ao líquido:

Em taça mostrou coloração amarelo palha com reflexos esverdeados. Aromas de muita, mas MUITA intensidade: ao abrir o vinho e servir, a cozinha ficou logo toda aromática. Muitas notas herbáceas no início, lembrando grama. Frutado aparecendo aos poucos – em função do aquecimento do vinho – com notas de abacaxi e outras frutas brancas, como melão, entre outras. Em boca é um vinho com muita presença, muita cremosidade, lembrança de compota ou calda de abacaxi, e um toque levemente apimentado muito interessante, dando um ar de especiarias (possivelmente em função do amadurecimento sobre borras). Final de boa duração com lembrança do frutado e um leve mel. Potente, com álcool a 13,5%.

Belo vinho, elegante. Melhor ainda se apreciado não tão gelado. Irá bem com peixes em geral, especialmente os mais estruturados – creio que bacalhau seja uma ótima harmonização.

Quanto custa? Segundo informações da importadora Expand, o preço do Arboleda Chardonnay é de 120 reais.

Saúde a todos!

Nota: Este vinho nos foi gentilmente enviado pela importadora para degustação, em virtude do Winebar.

Um comentário em “Arboleda Chardonnay 2013 #Winebar

  1. […] comentamos em outro post sobre um belíssimo Chardonnay que experimentamos e agradou muito a todos (relembre). Mas hoje é o dia de falarmos sobre outro vinho que julguei muito interessante no painel da […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s