Principe Corsini Cortevecchia Chianti Classico Riserva 2010 DOCG

Principe_Corsini_Cortevecchia_Chianti_Classico_Riserva_2010_DOCG

Estimados amigos, hoje é dia de post especial !

Definitivamente, não me considero daquelas pessoas que leva o dia dos namorados para aquele lado comercial exagerado da coisa. E tendo em vista que nesta data os restaurantes estão sempre superlotados, acaba que eu e minha esposa sempre preferimos passar esta data especial na calma e aconchego do lar, preparando um jantar romântico em casa – que até o momento, é o melhor restaurante que já jantei, sem exageros 🙂

Haja visto que se trata sim de uma data especial e cheia de romantismo, decidimos abrir um vinho especial. O escolhido foi este belíssimo Chianti, que já tive a oportunidade de experimentar algumas vezes, inclusive em nossa visita que fizemos à vinícola Principe Corsini, na Toscana (relembre!).

O vinho é um tradicionalíssimo Chianti Clássico Riserva, com 20 meses de passagem por barricas de carvalho francês e outros seis meses de descanso em garrafa. Elaborado com 95% de Sangiovese e outros 5% de Canaiolo e Colorino. Vamos às nossas impressões deste belíssimo exemplar:

Cor rubi escuro, tendendo a um tom púrpura, de leve transparência. Aromas com boa intensidade, essencialmente frutados, com muita fruta preta, ameixa e amora em destaque, com lembrança de compotas e especiarias. Há um leve toque balsâmico, típico, também presente. Em boca é muito bem estruturado, com excelente acidez e corpo médio. Taninos bem integrados, formando um conjunto ótimo com a acidez e marcando bem o paladar. Frutado presente, dando no final aquela lembrança de compota. A madeira está presente em toda a degustação,  mas não se sobrepõe em nenhum momento, estando muito bem agregada, e valorizando o vinho. Potente, com álcool a 14%, na medida.

Vinho incrivelmente prazeroso de ser apreciado, gastronômico,  e que chama a próxima taça com naturalidade. Acompanhou muito bem um típico cardápio italiano: spaghetti com molho de tomate e ossobuco. Uma grata experiência,  condizente com o charme que a data especial requer. Entre os mais de 250 vinhos que já experimentei e publiquei aqui no blog este, certamente, entra para o seletíssimo grupo daqueles que não serão esquecidos.

Quanto custa? No Brasil, a Domno vende o rótulo em sua loja virtual por 231 reais. Não me recordo ao certo quanto paguei na vinícola, mas creio ter sido algo na faixa de 30 Euros.

Saúde a todos!

Leia Também:

E na belíssima Toscana, Conhecemos a Vinícola Principe Corsini

Um comentário em “Principe Corsini Cortevecchia Chianti Classico Riserva 2010 DOCG

  1. […] Principe Corsini Cortevecchia Chianti Classico Riserva 2010 DOCG […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s