Le Cernaie Primitivo di Manduria 2011 DOC

Le_Cernaie_Primitivo_di_Manduria_2011_DOC

Amigos, quando tive a possibilidade de visitar a Itália no ano passado consegui reservar um pequeno tempinho no último momento do último dia para dar um pulo em uma loja perto do hotel que estávamos em Bolonha e tentar comprar alguns vinhos para trazer na mala. Trouxe de lá alguns exemplares que me pareceram interessantes, incluindo alguns que já comentei – ressalto com louvor um belo espumante Ferrari que adquiri em um supermercado de lá, o tradicional COOP.

–>

No meio dos vinhos que apanhei, percebi na prateleira este rótulo e não tive dúvidas, trouxe-o para cá, já que até então eu não havia publicado nenhum vinho aqui no site que fosse originário do sul da Itália. Este exemplar vem da região de Puglia, no calcanhar da bota, que são elaborados os vinhos com esta uva singular, a Primitivo. A casta foi bastante cultivada pelos imigrantes italianos nos Estados Unidos – sendo que lá recebeu o nome pela qual a grande maioria das pessoas a conhece bem: Zinfandel. Vamos ao vinho:

Cor rubi escura, densa, manchando a taça e os dentes. Aromas de média intensidade lembrando frutos negros. Em boca é um vinho de boa estrutura e corpo médio. Boa acidez, fazendo salivar – típico da variedade. O frutado confirma e está tão ou até mais presente que no nariz. Taninos muito polidos, bem integrados, marando presença na língua – mas é a acidez com certeza é que marca o conjunto. Final com certa potência, com álcool a 14%, e levíssimo amargor, sem comprometer.

Belo vinho, boa experiência. Infelizmente não consegui maiores dados sobre o rótulo na internet (creio que ele não é vendido no Brasil). A quem souber mais informações, fique a vontade em deixar um comentário!

Saúde a todos!

Leia também:

 Espumante Ferrari Brut DOC

 E na belíssima Toscana, Conhecemos a Vinícola Principe Corsini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s