Do Brasil, com Muito Orgulho: Alto das Figueiras Merlot 2011

Alto_das_Figueiras_Merlot_2011

Estimados amigos, é sempre muito bom e empolgante quando temos a oportunidade de provar vinhos nacionais com tamanha qualidade, e que expressam tão bem o grande potencial de nosso terroir. Já tive o prazer de ter degustado outro exemplar deste Merlot da Bodega Czarnobay, da safra de 2009 (relembre) e que na época me agradou demais. A vinícola então elaborou esta nova safra que eu degustei a alguns meses e que estava a tempos para publicar aqui no blog – aos poucos pretendo ir saldando os posts, procurando deixar as publicações mais próximas com relação às datas em que provo os vinhos.

Este exemplar é um belíssimo Merlot elaborado com uvas de Encruzilhada do Sul, um dos mais novos e proeminentes terroir do estado, destacando-se pela qualidade especialmente de uvas como Pinot Noir, Merlot e Arinarnoa (cultivada pela Família Valduga) entre tantas outras. O Alto das Figueiras foi elaborado em lote limitado, de 4 mil garrafas. Parte do vinho estagiou por doze meses em barricas francesas. Mas vamos ao líquido!

Vinho de cor rubi densa com bordas levemente violáceas. Aromas tênues de frutos negros e vermelhos (especialmente amora) com presença marcante do tostado da madeira e notas de especiarias, como cravo. Um certo toque herbáceo lembrando terra completa o conjunto. A tipicidade da Merlot é bastante evidente. Em boca é um vinho de corpo médio, com acidez leve, macio e agradável de beber. Taninos sutis marcam o paladar com suavidade, formando ótimo conjunto. Final marcante, seco e com leve potência (álcool a 12,5%), garantindo ao vinho um bom potencial gastronômico.

Belo exemplar, vendido a um preço honesto, superior a muitos importados na mesma faixa de valor. Como diria o nobre colega blogueiro Didu Russouma boa dica abaixo dos 50 paus (e ouso dizer que ele concordaria comigo, sem dúvida). Isento de defeitos. Muito bem feito. Vale experimentar.

Quanto custa? 40 reais na Vinhos e Sabores, podendo ser encontrado também em outras lojas, com ótimo custo-benefício.

Saúde a todos!

Nota: Este vinho nos foi gentilmente enviado pela vinícola para degustação, assim como outra garrafa da mesma safra, que prometo degustar em alguns anos  – e contarei por aqui como foi 🙂

Leia Também:

Alto das Figueiras Merlot 2009

Os 7 Melhores Vinhos de 2012 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s