Um Tinto Croata com Estilo de Bordeaux: Mercs Krauthaker 2012

Mercs_Krauthaker_2012

Pois bem estimados amigos, este é o primeiro dos vinhos selecionados que recebi em casa através do clube Winelands. A algumas semanas publiquei aqui no blog um post sobre o clube (relembre), destacando diversos atrativos que me chamaram a atenção – em especial, a diversidade de rótulos nas seleções que oferecem. Confesso que fiquei entusiasmado com a proposta deles e eis que resolvi assiná-lo, com grande expectativa. A primeira seleção que chegou foi a do mês de maio, dos Vinhos Croatas.  Enfim, o começo não poderia ser mais promissor:)

Este é um típico corte bordalês elaborado com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon. O vinho permaneceu por dezesseis meses estagiando em barrricas de carvalho francês, além de mais um ano de repouso em garrafa. A Winelands enviou com os vinhos pequenas fichinhas (nada daqueles folders enormes) – devidamente penduradas no gargalo das garrafas – que trazem informações técnicas sobre o vinho, além de notas e dicas de degustação. E lá recomendava uma decantação de 30 minutos para este vinho. Servi então duas taças para ir sentindo a evolução aos poucos – e também para acompanhar o preparo do jantar – e decantei o volume restante, como manda o figurino. Vejamos como foi:

Vinho de coloração rubi com reflexos violáceos. Aromas de boa complexidade, evoluindo muito bem e ganhando diversidade na taça ao longo do jantar. Notas mais herbáceas no início, lembrando muito a Cabernet Sauvignon, mas abrindo bem o conjunto aos poucos, revelando frutas vermelhas e negras – uma certa cereja – e um toque de especiarias, leve. Em boca é um vinho de ótima estrutura e bom volume, com acidez na medida. Paladar confirmando o olfato, com taninos marcando muita presença e pedindo comida. Final potente, marcante e com boa persistência, com leve toque mentolado, muito interessante.

Na ficha que acompanhou o vinho havia também, como não poderia deixar de lá estar, uma sugestão de harmonização. Entre as opções, escolhemos uma tradicional costela bovina assada, acompanhada de batatas. Há tempos que eu não tinha a experiência de uma combinação tão bacana do vinho com a comida: o vinho ficou ainda mais interessante e combinou com o prato magnificamente bem. Ah e a aeração no decanter também deu bom resultado – recomendo.

Um vinho que deixa sua marca e mostra a que veio. Gastronômico, elegante e muito bem feito. Competiria com muitos Bordeaux, sem dúvida. Boa experiência. Vai ficar na memória. Comecei bem no novo clube – fico na expectativa dos próximos rótulos das seleções que seguem.

Em tempo: recebi o vinho na seleção de maio/2015 do Clube Winelands. Além deste tinto, recebi também um vinho branco que em breve irei provar – e certamente estará aqui no blog.

Saúde a todos!

Leia também:

Conheça o Winelands – Um Clube de Vinhos Diferenciado

Um comentário em “Um Tinto Croata com Estilo de Bordeaux: Mercs Krauthaker 2012

  1. […] eu havia publicado aqui no blog minhas impressões sobre um excelente corte bordalês (relembre) que gostamos muito. Mas mal sabia eu que este outro rótulo da seleção guardava uma surpresa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s