Um dos Melhores Vinhos Brancos do Brasil: Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay 2012

Miolo_Cuvée_Giuseppe_Chardonnay_2012

Pois bem, estimados amigos, já fazia um bom tempo que eu queria muito publicar este vinho aqui no blog. Explico: este rótulo em especial tem uma importância grande para mim. Na primeira vez em que eu e minha esposa visitamos a Vinícola Miolo (relembre) o blog ainda estava bem no comecinho e minhas incursões pelo mundo do vinho ainda davam os primeiros passos. Naquela época eu conhecia poucos vinhos brancos de qualidade e eles não me apeteciam muito. E eis que na ocasião em que visitei a vinícola tive a oportunidade de provar este exemplar: o Cuvée Giuseppe Chardonnay, um dos primeiros vinhos brancos Top da Miolo. Fiquei com a degustação na memória, pois o vinho me conquistou no primeiro gole.

A Miolo elabora este exemplar com uvas do Vale dos Vinhedos – levando o selo de denominação de origem no rótulo. Segundo informações do site da vinícola, a fermentação alcoólica do vinho ocorre em barricas de carvalho francês a uma temperatura controlada de 15°C. Após a fermentação ele ainda permanece por  12 meses em contato com as borras finas nas próprias barricas. Foram produzidas 40 mil garrafas numeradas – abrimos a de número 10735. Vamos ao líquido:

Em taça mostrou cor amarelo palha levemente dourado. Aromas de muita complexidade, com notas amendoadas, algo herbáceo e frutas tropicais. A madeira deu ao olfato muita elegância. Em boca é um vinho de muita estrutura, untuoso, e com acidez muito correta. Há um pouco de madeira sobrando, mas pouco, nada que comprometa. O conjunto é muito saboroso, sobressaindo a parte frutada. Bom final, marcante e sem defeitos. Álcool na medida, a 13,5%.  Acompanhou bem um bacalhau refogado. Refeição de domingo mais que perfeita.

É mais um belo vinho branco nacional, aprovadíssimo, entre outros tantos que por aqui já passaram. Aliás, cabe um comentário: chama a atenção a grande qualidade dos vinhos brancos elaborados pela Miolo. Aqui no blog já apareceram muitos rótulos interessantes, de grande qualidade – desde o Almadén Riesling, passando pelo Alvarinho e agora, no ápice, este elegante Chardonnay. A vinícola está de parabéns pelo trabalho. Esperamos que continue assim.

Quanto custa? Está a venda por 75 reais na loja virtual da vinícola.

Saúde a todos!

Leia Também:

Miolo Reserva Pinot Grigio 2012

Quinta do Seival Miolo Alvarinho 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s