Um legítimo Best Buy: Quinta de Pancas Seleção do Enólogo 2010

Quinta_de_Pancas_Seleção_do_Enólogo_2010

Pois bem estimados amigos, este vinho – como quase todos aqui do blog – carrega uma história bem interessante. Muitas vezes as pessoas questionam: “como eu devo escolher um vinho?”. Ou então: “como posso fazer uma escolha certeira, sem muita chance de erro?”. Talvez, neste sentido, o vinho de hoje vem a calhar.

Quando eu ainda estava na condição de associado Wine, recebi deles um cupom de desconto para compras de vinhos no site. Fui garimpando alguns rótulos, olhando informações, enfim, tentando escolher uma boa opção. Me detive de início nos vinhos portugueses – que eu particularmente gosto muito. Dentre os rótulos, este me chamou especial atenção: ele obteve 92 pontos pela avaliação da revista Wine Enthusiast, uma respeitável publicação no mundo dos vinhos. E, de quebra, estava custando abaixo de 50 reais. Parecia uma boa compra – resolvi investir.

O rótulo é elaborado pela vinícola Quinta de Pancas, na região do Alenquer. Trata-se de um corte formado por 50% de Touriga Nacional, 30% de Cabernet Sauvignon e 20% de Alicante Bouschet. Estagiou por doze meses em barricas de carvalo francês, segundo o site da Wine. Vamos ao líquido:

Coloração rubi muito escura, densa, sem reflexos. Aromas que lembram geleia de amora e compotas, com certa baunilha também – em função do carvalho, pode-se dizer. Intenso no nariz. Em boca tem boa estrutura e volume, com corpo médio e acidez leve (até poderia ser maior). Boa presença do frutado e taninos apimentando toda a boca. Madeira muito bem equilibrada, sem sobrepor o frutado. Final é potente, com álcool a 13,5%, dando um ar mentolado e deixando o gostinho de quero mais.

Se o exemplar mereceu os 92 pontos da revista, não sei dizer. Mas foi uma boa compra – tanto que, excepcionalmente, eu a repeti (na primeira vez acabei não tomando notas – e achei que o vinho era digno de registro). Moral da história, respondendo a pergunta inicial: uma compra de vinhos certeira depende, meus amigos, de uma série de fatores, de difícil avaliação – entre eles, sorte. Mas a referência de uma avaliação feita por publicação respeitada ainda é, ao meu ver, uma boa base para tomarmos uma decisão na hora da compra. Pelo menos desta vez lhes asseguro que deu certo.

Quanto custa? Na época, paguei em torno de 44 reais no site da Wine, com ótimo custo-benefício. A safra 2012 está a venda no site por 69 reais.

Saúde a todos!

 Leia Também:

Julian Reynolds Reserva 2007

Miolo Quinta do Seival Castas Portuguesas 2008

Olho de Mocho Reserva Tinto 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s