Santa Julia Reserva Tempranillo 2008

Santa_Julia_Reserva_Tempranillo_2008

Estimados amigos, esses dias resolvi dar uma pequena caminhada noturna aqui pelo bairro com minha esposa e finalmente acabei conhecendo a loja da importadora Vinhos do Mundo, localizada na avenida Getúlio Vargas, em Porto Alegre. A loja fica em um belo casarão, com um amplo e belo espaço, e com boa variedade de vinhos. Vale a pena a visita. Lá fiquei me divertindo por meia hora pelo menos, olhando e revirando muitas garrafas – um passatempo daqueles que faz a gente perder a noção do tempo (risos).

Foi daí então que me deparei com este Tempranillo Argentino, safra 2008 (!), elaborado com preceitos sustentáveis (de acordo com o rótulo) e o melhor de tudo: dentro da faixa de preço que eu pensava em investir. Não houve dúvida, resolvi levá-lo para casa e provei na mesma noite.

O vinho é elaborado pela Família Zuccardi, produtor respeitado da região de Mendoza, e leva a insígnia da Bodega Santa Julia, um dos empreendimentos da família, que se dedica a elaboração de vinhos nos princípios de sustentabilidade.  Curiosamente, não encontrei a ficha técnica deste exemplar no site, então ficarei devendo maiores dados técnicos – embora tenho certeza quase absoluta que o vinho estagiou em barricas de carvalho; diria por, no mínimo, uns seis meses. Mas vamos ao vinho!

Cor rubi escura, densa, de bordas levemente avermelhadas e lagrimas transparentes. Aromas discretos no inicio mas que se abriram aos poucos na taça. Frutas negras, especiarias e um pouco de baunilha compõe um conjunto olfativo bem interessante. Em boca é um vinho de boa estrutura e acidez leve. Encorpado, com taninos marcantes que deixam o paladar apimentado. Final potente, dando ar gastronômico, com certo retrogosto lembrando compota de frutas negras.

Aprovado, e com louvor. Repetiria a compra sem pensar duas vezes e recomendo com certeza: é um vinho daqueles típicos “compra segura”. Não tem erro.

Nota: a julgar pelo fato de não ter ficha técnica no site da Zuccardi, tenho leve impressão que esta garrafa estava “esquecida” na loja. É mera especulação mas, se foi isso mesmo, dei uma tremenda sorte. Que achado.

Quanto custa? Pagamos cerca de 45 reais pela garrafa, na Vinhos do Mundo. É vendido também pela Ravin: no site eles, a safra 2012 desta mesma linha está sendo vendida por 70 reais (se for tão bom quanto este, ainda é uma boa compra, creio).

Saúde a todos!

Leia Também:

Finca La Linda Tempranillo 2009

Rosum Crianza 2007

Um comentário em “Santa Julia Reserva Tempranillo 2008

  1. […] Santa Julia Reserva Tempranillo 2008 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s