Santa Julia Reserva Tempranillo 2008

Santa_Julia_Reserva_Tempranillo_2008

Estimados amigos, esses dias resolvi dar uma pequena caminhada noturna aqui pelo bairro com minha esposa e finalmente acabei conhecendo a loja da importadora Vinhos do Mundo, localizada na avenida Getúlio Vargas, em Porto Alegre. A loja fica em um belo casarão, com um amplo e belo espaço, e com boa variedade de vinhos. Vale a pena a visita. Lá fiquei me divertindo por meia hora pelo menos, olhando e revirando muitas garrafas – um passatempo daqueles que faz a gente perder a noção do tempo (risos).

Foi daí então que me deparei com este Tempranillo Argentino, safra 2008 (!), elaborado com preceitos sustentáveis (de acordo com o rótulo) e o melhor de tudo: dentro da faixa de preço que eu pensava em investir. Não houve dúvida, resolvi levá-lo para casa e provei na mesma noite.

O vinho é elaborado pela Família Zuccardi, produtor respeitado da região de Mendoza, e leva a insígnia da Bodega Santa Julia, um dos empreendimentos da família, que se dedica a elaboração de vinhos nos princípios de sustentabilidade.  Curiosamente, não encontrei a ficha técnica deste exemplar no site, então ficarei devendo maiores dados técnicos – embora tenho certeza quase absoluta que o vinho estagiou em barricas de carvalho; diria por, no mínimo, uns seis meses. Mas vamos ao vinho!

Cor rubi escura, densa, de bordas levemente avermelhadas e lagrimas transparentes. Aromas discretos no inicio mas que se abriram aos poucos na taça. Frutas negras, especiarias e um pouco de baunilha compõe um conjunto olfativo bem interessante. Em boca é um vinho de boa estrutura e acidez leve. Encorpado, com taninos marcantes que deixam o paladar apimentado. Final potente, dando ar gastronômico, com certo retrogosto lembrando compota de frutas negras.

Aprovado, e com louvor. Repetiria a compra sem pensar duas vezes e recomendo com certeza: é um vinho daqueles típicos “compra segura”. Não tem erro.

Nota: a julgar pelo fato de não ter ficha técnica no site da Zuccardi, tenho leve impressão que esta garrafa estava “esquecida” na loja. É mera especulação mas, se foi isso mesmo, dei uma tremenda sorte. Que achado.

Quanto custa? Pagamos cerca de 45 reais pela garrafa, na Vinhos do Mundo. É vendido também pela Ravin: no site eles, a safra 2012 desta mesma linha está sendo vendida por 70 reais (se for tão bom quanto este, ainda é uma boa compra, creio).

Saúde a todos!

Leia Também:

Finca La Linda Tempranillo 2009

Rosum Crianza 2007

Um comentário em “Santa Julia Reserva Tempranillo 2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s