La Joya Gran Reserva Syrah 2013 #cbe

La_Joya_Gran_reserva_Syrah_2013

Pois bem amigos, devo lhes dizer que sou um apaixonado pela uva Syrah. E mais especialmente ainda, pelos Syrah do Chile. Digo mais: para mim, nem Cabernet Sauvignon, nem Carmenére. Acredito que esta é, de fato, a grande casta chilena, que dá vinhos com muita qualidade. Mas é apenas uma questão de opinião – bem tendenciosa, diga-se de passagem (risos).

É neste embalo que escolhi sem pestanejar o meu vinho para a Confraria Brasileira de Enoblogs, a CBE. Este mês coube à confrade Fabiana Gonçalves do blog Escrivinhos a escolha do tema que, felizmente, propõs degustarmos “um vinho feito com a uva Syrah/Shiraz, de qualquer nacionalidade e faixa de preço”.

Este rótulo é elaborado pela Viña Bisquertt, dita uma das pioneiras na elaboração de vinhos do Vale do Colchagua. Trata-se de um 100% Syrah, que  estagiou entre seis e oito meses em barricas de carvalho americano, segundo informações do site da vinícola – muito bem organizado por sinal. Vamos ao vinho!

Vermelho rubi com reflexos violáceos. Aromas com boa complexidade e intensidade, com muita fruta preta, ameixa e amora, além de leve compota e algumas notas herbáceas. Muita especiaria, como cravo, e leve baunilha conferida pelo carvalho. Em boca é realmente diferenciado e surpreendente. Acidez leve, com bom volume e estrutura, preenchendo o paladar. Confirma o olfato em tudo, mas deixando bem nítida a sensação de compota de frutas pretas e com leve lembrança de algo herbáceo, discreto. Taninos muito bem equilibrados, formando bom conjunto. Final marcante, agradável e potente – álcool a 14,5% – dando uma sensação de “quero mais” bastante característica.

Belíssimo vinho. Vai deixar saudades. Acompanhou bem uma tábua de queijo parmesão, pão e Azeite de Oliva Colinas de GarzonCoratina. Excelente. Está em um bom momento para ser degustado.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos 65 reais na Sommelier Vinhos, em Porto Alegre, com excelente custo-benefício. Repetiria a compra.

Saúde a todos!

Leia Também:

 Starry Night Syrah 2011

T. H. Syrah Limari 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s