Degustando um Top Uruguaio: Bouza Tannat B6 2011

Bouza_Tannat_B6_2011

Estimados amigos

Dia de post especial. Não é todos os dias – por motivos diversos – que temos a oportunidade de provar um vinho deste quilate. Em uma noite fria de inverno, numa curta semana de férias que pude descansar, achei que era hora de abrir este belíssimo Tannat. Não me arrependi, confesso.

Elaborado pela tradicional e competente Bodega Bouza (que muito aprecio e respeito), em produção limitada de somente 3950 garrafas, todas numeradas – abrimos a de número 2054. Álcool a estupendos 16%, muito além dos padrões que estamos acostumados. Estagiou por 14 meses em barricas de carvalho americano novo, sendo depois engarrafado sem filtragem, a fim de conservar suas características.

Linda cor rubi avermelhada com leve transparência e borda púrpura. Lágrimas quase transparentes marcando a taça. Os aromas não são tão intensos e complexos quanto imaginava mas marcam bem com muita fruta negra madura, em especial ameixa, com certa potência conferida pelo álcool.  Em boca eu achei superior.  Encorpado, com excelente estrutura. Acidez leve, correta. Muita complexidade, com notas frutadas lembrando compota. Taninos bem integrados, assim como a madeira. Final correto e marcante, grastronômico.

Belo vinho.  Achei mais Top em boca que no nariz.  Vale provar. Está em um bom momento para ser degustado, embora o site da vinícola indique potencial de guarda entre 12 e 15 anos. Queria ter mais uma garrafa ao menos, para verificar sua evolução.

Quanto custa? A safra 2012 desta linha é vendida a 253 reais pelo site da importadora Decanter. Em um free shop da fronteira devo ter pago algo em torno de 1/3 deste valor.

Saúde a todos

Leia Também:

Bouza Merlot 2012

Bouza Tannat Sin Barrica 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s