Mais um Ótimo Ancelota Brasileiro: Don Guerino Gran Reserva Ancelota 2007

Don_Guerino_Gran_Reserva_Ancellotta_2007

A alguns meses atrás, estimados amigos, fui convidado por uma confraria a participar de uma degustação, onde cada confrade deveria levar um rótulo já com certo tempo em garrafa. Como gosto – e muito – desta genuína casta, a Ancelota, achei que este exemplar viria a calhar – afinal, já com sete a oito anos de história, não parecia nada mal. Infortunadamente, alguns confrades julgaram que o vinho não estava a altura da degustação e eu preferi não leva-lo naquela noite; optei assim, por degusta-lo na calma e tranquilidade do lar. Que maravilha, por sinal 🙂

Conheci este vinho na ocasião que estive com meus pais na bela propriedade da Vinícola Don Guerino, localizada fora do “eixo típico” das vinícolas da serra gaúcha, no município de Alto Feliz (relembre). Este exemplar estagiou por 14 meses em barricas francesas novas, assim como o Teroldego da mesma linha – o qual ainda guardo uma garrafa em casa para provar em momento futuro. Mas vamos ao líquido:

Em taça mostrou bela cor rubi violáceo muito escura e fechada – daquelas que mancham os dentes; não sei de vocês, mas adoro vinhos nesse estilo (risos).

Aromas de frutas pretas frescas lembrando ameixa, entre outras. Em boca tem boa estrutura e acidez bem equilibrada. Taninos marcando toda a língua e enchendo as bochechas. Potente, com final longo e marcante, com leve toque mentolado. Está bem dentro das características dos vinhos que já provei desta variedade. Carvalho um pouco sobressalente no conjunto, mas sem comprometer – aqueles que gostam dos exemplares mais amadeirados, contudo, vão achar excelente.

Um ótimo vinho, gostei muito da experiência. Forma um belo time juntamente com o Ancelota da Peculiare e o da Dal Pizzol, cada qual com suas características e particularidades. Eis aí um bom painel de degustação – vou pensar na idéia. Alguém se animaria?

Quanto custa? Receio amigos que não me lembro quanto paguei pela garrafa. Pode ser encontrado a venda por cerca de 52 reais, com ótimo custo-benefício.

Saúde a todos!

Leia Também

Peculiare Gran Reserva Ancelota 2005

Dal Pizzol Ancelota 2008

Um comentário em “Mais um Ótimo Ancelota Brasileiro: Don Guerino Gran Reserva Ancelota 2007

  1. […] Ah, em tempo: desta mesma linha e safra provamos um excelente Ancelota, que já foi publicado aqui no blog (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s