Descontraído e Surpreendente: Beso de Vino Old Vine Garnacha 2009

Beso_de_vino_Old_Wine_garnacha_2009

Pois bem, estimados amigos, é neste momento que eu lhes digo que gostaria de experimentar mais vinhos da Espanha – sobretudo aqueles elaborados com uma das uvas tintas mais tradicionais do país – a Grenache (ou Garnacha, como preferirem). Sem dúvida, estão entre os exemplares de maior reconhecimento mundial – e não é para menos.

A algumas semanas atrás percebi este rótulo em promoção, na Sommelier Vinhos. Me chamou a atenção o lado lúdico e descontraído do rótulo, buscando com certeza cativar o consumidor e provoca-lo a experimentar o vinho. Pelo menos comigo funcionou (risos). É claro que os 89 pontos concedidos pela Wine Advocate de Robert Parker também foram um chamariz para minha curiosidade. Resultado: apanhei uma garrafa e levei-a para casa.

O rótulo é elaborado pela Grandes Vinos y Viñedos, na região Cariñena e é um 100% Grenache. O vinho passou por fermentação mamlolática completa, além de ter estagiado por quatro meses em barricas novas de carvalho francês. Vamos ao vinho!

Cor vermelho rubi densa, escura.  Aromas de ótima intensidade,  com muitos frutos vermelhos e negros maduros, lembrando compota e geléia,  com certa lembrança de especiarias ao fundo. Em boca tem corpo médio,  acidez moderada e frutado notável,  confirmando o nariz. Macio,  agradável de beber e de apreciar. Taninos finos, bem polidos em boca. Final com a lembrança de compota e frutos maduros marcando, com leve ar balsâmico fechando o conjunto. Interessante: pelo frutado ser tão intenso, transmite sensação de ser doce,  mas é seco, absolutamente.  Álcool a 13,5%, bem equilibrado.

Um vinho muitíssimo interessante, daqueles típicos “comprei, não me arrependo e recomendo, inclusive”. Fica a dica. Acho que os 89 pontos de RP estão justíssimos. Fico feliz pelo vinho não ter atingido preço estratosférico – comum aos rótulos pontuados. Está em um ótimo momento para consumo, não acho que valha muito a pena guardar – vale a pena bebê-lo, isso sim 🙂

Quanto custa? Está à venda na Sommelier Vinhos por 49 reais, com ótima relação custo-benefício.

Saúde a todos!

Leia Também:

Tremendus Clarete Rosado Garnacha Viura 2011

Cava Freixenet Cordón Rosado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s