Um Excelente Riesling da Croácia: Paralela Grasevina 2013

Paralela_Grasevina_2013

É muito gratificante podermos experimentar vinhos surpreendentes, de países diferentes e com qualidade tão impressionante. Lhes digo isso, estimados amigos, porque fiquei muito satisfeito com a grande qualidade dos vinhos da seleção do Clube Winelands do mês de maio, que contou com os rótulos da Croácia. Recentemente eu havia publicado aqui no blog minhas impressões sobre um excelente corte bordalês (relembre) que gostamos muito. Mas mal sabia eu que este outro rótulo da seleção guardava uma surpresa ainda mais interessante.

Este rótulo é elaborado 100% com a variedade Riesling Itálico, uma casta das uvas brancas que particularmente aprecio bastante e que veio muito bem a calhar com o calor impressionante que tem nos surpreendido nesta época do ano – em pleno inverno – aqui no sul. Coloquei-o na geladeira e deixei o vinho esfriar bem, para degustá-lo em uma noite quente deste verão fora de época. Particularmente, procuro sempre proceder desta forma: abro o vinho branco, bem resfriado, e deixo-o aos poucos ir ganhando a temperatura ambiente. É muito interessante ver a evolução do vinho com o aumento da temperatura, recomendo – cada um com suas manias (risos). Mas vamos ao líquido meus amigos, que é o mais importante:

Riesling de cor amarelo palha, de poucos reflexos.  Aromas de boa intensidade, com muitas notas herbáceas, especialmente no início, com boa complexidade, aliada a frutas brancas cítricas. Forma um conjunto agradável no olfato, que empolga. Em boca é um vinho que revela enorme qualidade. Acidez excelente, na medida. Notas frutadas e herbáceas confirmando o nariz, com um especial toque de lima bem perceptível. O conjunto é untuoso e gastronômico, formando bom volume em boca, mas sem perder a refrescância. Final com discretíssimo amargor, sem comprometer em nada, dando até certa elegância ao vinho Álcool a 13%, equilibrado.

Bom conjunto, bom vinho. Um dos melhores vinhos brancos do ano, me agradou muito. Eu repetiria a compra – e estou fortemente cogitando isso, saindo um pouco de meu “padrão normal” onde busco sempre novidades, somente. É um vinho que deixará saudades. Acompanhou muito bem um macarrão estilo oriental, que preparamos seguindo mais uma vez as dicas da fichinha técnica que acompanha os rótulos do Clube Winelands. Mas foi degustado boa parte sozinho, sem acompanhamentos – e assim se saiu muito bem também, há de se dizer. Aprovado.

Em tempo: recebi o vinho na seleção de maio/2015 do Clube Winelands, juntamente com um tinto, já comentado aqui no blog (relembre).

Saúde!

Leia também:

Conheça o Winelands – Um Clube de Vinhos Diferenciado

Um Tinto Croata com Estilo de Bordeaux: Mercs Krauthaker 2012

2 comentários em “Um Excelente Riesling da Croácia: Paralela Grasevina 2013

  1. […] Um Excelente Riesling da Croácia: Paralela Grasevina 2013 […]

  2. […] as boas opções, lá está o excelente branco croata Paralela Grasevina (relembre) vendido para associados por 89 reais, com bom custo-benefício. Entre os tintos, encontrei o […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s