Daqueles Vinhos Inesquecíveis: Viña Cobos Felino Malbec 2008

Cobos_Felino_Malbec_2008

Existem vinhos que a gente experimenta e, definitivamente, nunca mais esquece. Daqueles que a gente guarda na memória e depois comenta com outros amigos enófilos nas conversas sobre vinhos. Um camarada diz para o outro: “ah aquele vinho x era muito bom… que vinho!”. E eis que daí o outro responde: “ah mas eu provei o vinho y que era melhor que esse e era ainda mais barato!” Pois bem amigos, o vinho de hoje é um destes tipos, que dão o que falar depois que experimentamos…

Provei este rótulo pela primeira vez a alguns anos atrás, em uma degustação de vinhos da importadora Grand Cru que ocorreu em uma loja de Novo Hamburgo, a Adega Krause (relembre). Na ocasião (me lembro como se fosse ontem) degustamos vinhos muitíssimo interessantes, todos com ótima relação custo-benefício – e põe benefício nisso. O último deles, que fechou a rodada com chave de ouro, foi este Malbec.

Trata-se de um exemplar elaborado pela competente Bodega Viña Cobos, de Mendoza. Infelizmente o site não traz a ficha técnica desta safra (detesto quando isto acontece, mas enfim, fazer o que). Mas, de acordo com as fichas das safras 2012, 2013 e 2014, este vinho sofre fermentação malolática em barricas por um período de cerca de 3 meses. Não é clarificado – e ouso dizer que nem filtrado, pois contém quantidade de depósitos razoável. Mas vamos ao líquido:

Vinho de cor rubi escura e reflexos violáceos.  Aromas de grande complexidade e intensidade, com muita ameixa, lembrando geleia e compota.  Muitas notas de especiarias, como cravo, entre outras, completam o conjunto.  Em boca é fora de sério.  Muito boa estrutura, corpo e acidez inclusive. Potente do início ao fim. As notas de geleias de frutas negras se confirmam no paladar. Tânico, com um toque apimentado.

Vinho gastronômico, com certeza.  Acompanhou estupendamente bem um belo bife de chorizo, símbolo da culinária argentina. Belíssimo vinho.  Vale mesmo a pena provar.

Quanto custa? A safra 2012 é vendida no site da Grand Cru por 76 reais. Se a qualidade estiver mantida, é uma ótima compra.

Saúde a todos!

Leia Também:

 Cicchitti Malbec 2007

Cabal Reserva Malbec 2007

2 comentários em “Daqueles Vinhos Inesquecíveis: Viña Cobos Felino Malbec 2008

  1. Rafael Alexandre Krause disse:

    Olá Tiago! Bons tempos aqueles!
    Realmente, o Cobos Felino é um vinho memorável. Lembro-me como me entristeci quando peguei a última garrafa deste vinho da adega: “droga, é o último!”
    Um vinho fantástico que ainda guardo na memória, assim como as degustações que fazíamos na loja e que volta e meia me recordo.
    Parabéns pelo post!
    Forte abraço!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rafael!
      Feliz por ver seu comentário por aqui. Sim, de fato, bons tempos aqueles!
      Agradeço pelas palavras gentis. Quem sabe um dia não organizamos uma outra degustação e provamos uma nova safra deste belíssimo vinho? Eu toparia, com certeza 🙂
      Forte abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s