Casanova di Neri Irrosso 2013 #Winebar

Casanova_di_neri_Irrosso_2013

Estimados amigos, tive a grata oportunidade de experimentar este vinho na última edição do Winebar, que contou com a presença do proprietário da vinícola Casanova di Neri, Giácomo Neri. Trata-se de um dos mais importantes produtores italianos, reconhecido internacionalmente pela qualidade de seus vinhos e consagrado (mais do que nunca) após ter um de seus Brunello de Montalcino avaliado em 100 pontos por ninguém menos que Robert Parker. Confira aqui como foi a degustação.

Este rótulo, contudo, está um degrau abaixo dos Brunellos elaborados pela vinícola. É um assemblage de Sangiovese Grosso e Colorino. Permaneceu 15 meses estagiando em barricas de carvalho, além de outros 6 meses de repouso em garrafa. Vamos ao líquido!

Vinho de coloração em taça rubi violáceo, escura. Aromas de frutos negros e vermelhos – mais frescos do que maduros – com algumas notas herbáceas e um aroma intrigante, que me lembrou couro. Com um pouquinho de tempo em taça as impressões de frutas negras ganham mais espaço. É essencialmente frutado, no geral. A madeira está ali, bem integrada e sem se sobrepor de qualquer modo. Complexo, já no nariz. Em boca é ainda mais interessante: um vinho que mostra boa acidez, bom volume e corpo. Bem estruturado, daqueles que marcam o paladar e “grudam” bem. Frutado confirmando, assim como algumas notas de especiarias. Marca bastante o paladar, deixando sua marca e presença, pedindo a próxima taça. Potente na medida, com bom equilíbrio – álcool a 13,5%.

Muito bom. Bem feito, ao extremo. Expressa com louvor o potencial de um vinho da Toscana. Uma grata experiência. Não é um Brunello e nem ganhou 100 pontos, mas é um vinho fenomenal. Harmonizamos com bruschettas típicas italianas, mas creio que o vinho harmonizará muito bem com uma grande gama de pratos. Eu investiria em carnes bem estruturadas, como costela suína ou cordeiro. Deve ficar excelente.

Quanto custa? O vinho é vendido no Brasil pela Expand, pelo valor de 180 reais.

Saúde a todos!

Nota: esta garrafa nos foi gentilmente enviada pela importadora para degustação, em virtude do Winebar com a vinícola Casanova di Neri.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s