Abadía de Acón Crianza 2010 #cbe

Abadía_de_Acón_Crianza_2010

Estimados amigos, como manda o figurino, iniciamos o mês com a postagem dedicada ao vinho escolhido para a Confraria Brasileira de Enoblogs – possivelmente a primeira e única confraria virtual de vinhos do Brasil. Neste mês, coube a confrade Ju Gonçalves, que escreve o ótimo blog Vou de Vinho, a escolha do tema: “Um vinho de uva Tempranillo, de qualquer lugar e preço”. Nossa, pessoalmente adorei o tema, uma de minhas castas favoritas.

Escolhi este rótulo, um Crianza, que vem da região de Ribera del Duero, na Espanha (que tem talvez a Tempranillo como sua casta tinta icônica). É elaborado pela bodega Abadia de Acón, tradicional produtor da região. Estagiou 14 meses em barricas de carvalho. O vinho me chamou a atenção pelo marketing: foi recém lançado no Brasil, ostentando 90 pontos do crítico Robert Parker. Eis que resolvi então experimentá-lo. Mas vamos ao vinho!

Cor rubi escura densa, com bordas grená. Aromas de intensidade média, com notas frutadas lembrando certa compota e presença da madeira em segundo plano. Em boca é um vinho de muita estrutura, encorpado, e de acidez leve, eu diria. Frutado confirma o nariz, assim como a madeira, que se faz presente no paladar, um pouquinho acima do ideal. Tânico, daqueles que seca toda a boca no primeiro gole. Potente no final, fazendo valer os 14,5% de álcool. Pede comida, sem sombra de dúvida. Foi muito bem com polenta e ossobuco, mas creio que se daria ainda melhor com pratos mais estruturados – uma costela seria o ideal, creio. Chama a próxima taça e é bom de beber.

Bom vinho. É o típico exemplar do chamado “Estilo Parker”: robusto, potente e com bom peso da madeira, que deixou a acidez em segundo plano. É difícil “não agradar”, mas aqueles que buscam um rótulo de maior elegância e complexidade não vão se satisfazer com este. Por outro lado, com uma boa carne assada, creio ser uma sugestão bem-vinda.

Quanto custa? Aproveitei um fim de semana com frete grátis no site da Wine e adquiri a garrafa por 72 reais. Bom custo-benefício eu diria.

Saúde a todos!

Leia Também:

Santa Julia Reserva Tempranillo 2008

Bouza Tempranillo-Tannat 2011

2 comentários em “Abadía de Acón Crianza 2010 #cbe

  1. Ju Gonçalves disse:

    Eu já ia lhe perguntar a importadora, mas li lá embaixo.
    Por tudo que você falou e apesar de ser um 2010, concluo que tem um ótimo potencial de guarda.
    Boa garimpada está sua!
    Ficou muito bom o seu post, completo e objetivo. Parabéns!!!!!!!!!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Ju!
      Agradeço muito pela sua “visita” e pelo comentário.
      Aproveito para parabenizá-la pelo seu blog: está muito bem organizado e com conteúdo muito interessante.
      Abraços
      Tiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s