Boa Dica: Aurora Varietal Pinot Noir 2015

Aurora_Varietal_Pinot_Noir_2015

Amigos, ouvi muitos comentários positivos sobre este vinho. Muitas pessoas falaram sobre suas qualidades, especialmente se levarmos em conta seu preço de mercado. Como todos sabem, vivemos atualmente tempos complicados na economia, com aumento do dólar, crise financeira e a iminência do aumento dos impostos para os vinhos (é, não tá fácil). Os vinhos que já são caros ficarão ainda mais distantes do bolso do consumidor. Neste cenário não tão animador, creio que este post venha a calhar muito bem.

O vinho é elaborado pela Cooperativa Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, possivelmente uma das mais tradicionais bodegas brasileiras. A Aurora sempre teve forte tradição quanto produtora nacional de vinhos de mesa – que são os exemplares produzidos a partir de uvas não-viníferas. Contudo, de alguns anos para cá, a vinícola têm se destacado e surpreendido com lançamentos de vinhos finos de qualidade no mercado. Há ótimas opções (e com preços interessantes) das linhas de Pinto Bandeira e também espumantes, que estão conquistando o paladar dos consumidores. Entre as opções, eis o rótulo de hoje: este Pinot Noir jovem, da safra atual. O site da vinícola, assim como o contra-rótulo, ficam devendo informações, mas tudo leva a crer que o vinho não tenha qualquer passagem por madeira. As uvas são da serra gaúcha. Mas vamos ao vinho:

Apresentou em taça cor vermelho rosado, com boa transparência – ao olhar contra a luz, quase se parece com um rosé (típico dos Pinot jovens). O rótulo é clean e bonito; a garrafa leva fechamento com tampa metálica roscada. Em um primeiro momento, achei os aromas do vinho muito sutis e discretos, mas melhorou bastante com um pouco de ganho de temperatura – recomendo não resfriar o vinho demasiadamente. Predominância de notas frutadas, com leve intensidade, mas agradável. Em boca é um vinho com estrutura bem leve e boa acidez. Macio no paladar, com taninos muito sutis e frutado confirmando. Fácil de ber e que chama a próxima taça. Típico vinho que “a garrafa acaba logo”, se é que me entendem (risos). Final correto. Álcool a 12%, equilibrado.

Amigos, creio ser uma das opções mais interessantes que temos de vinhos tintos nesta faixa de preços. Vinho aprovado, recomendo. Juntamente com o Riesling, da Almadén, forma um belo par de opções com bom custo benefício, para aqueles que, assim como eu, não querem abrir mão do hábito salutar de beber um bom vinho, mesmo nestes períodos economicamente enfadonhos.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos exatos R$ 19,90 no supermercado Zaffari, com bom custo-benefício.

Saúde a todos!

Leia Também:

Aurora Reserva Cabernet Sauvignon 2009

Monte Paschoal Dedicato Pinot Noir 2009

3 comentários em “Boa Dica: Aurora Varietal Pinot Noir 2015

  1. […] o caso desta linha linha varietal – já provamos um Pinot Noir muito interessante inclusive (relembre). Mas vamos ao que achei deste […]

  2. Christiano disse:

    Não me inpressionou, nem o custo beneficio valeu a pena. Confesso que inicialmente os aromas e a cor em taça são atrativos, mas não passa disso… Desequilibrado, com final amargo e sem persistência. Típico Pinot nacional de péssima qualidade.

    • Tiago Bulla disse:

      Boa tarde Christiano!
      Agradeço pelo seu comentário. Infelizmente, neste caso, as opiniões não fecharam, mas isso faz parte e o mundo do vinho é isso mesmo.
      Cabe resguardar que este vinho é um rótulo de entrada, com valor na média dos vinhos mais baratos que dispomos no mercado brasileiro – e assim eu procurei analisá-lo.
      De toda a forma, fica aqui o seu registro.
      Forte abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s