Hidalgo Castilla Verdejo 2014

Estimados amigos, a primavera chegou e com ela, o calor. Um ótimo momento para provar e saborear bons vinhos brancos – para mim, tão refrescantes ou até mais do que os espumantes. E o vinho de hoje é um perfeito exemplar disto: um rótulo leve, refrescante e incrivelmente prazeroso de beber.

O vinho esteve presente na seleção de agosto do Clube Winelands, cujo sou assinante (bem satisfeito por sinal). Trata-se de um exemplar espanhol, 100% Verdejo, que não passou por barricas, conforme consta na ficha técnica do vinho. É elaborado pela Bodega Verdúguez, no território de La Mancha, de onde possui a Denominação de Origem. Mas vamos ao que achei dele:

A garrafa possui uma belíssima apresentação, com rótulo clean e elegante. Em taça se mostrou com cor palha dourado e brilhante. Aromas surpreendentes, com muita intensidade e complexidade. Aromas de maracujá, frutas tropicais cítricas, notas herbáceas e um leve toque amendoado compõe um conjunto muito interessante; o olfato transmite incrível frescor e é muito agradável.  Em boca é tão bom quanto ou até melhor.  Excelente acidez. Paladar confirma o nariz em tudo: maracujá,  maçã verde,  frutas brancas cítricas e notas herbáceas leves, compondo um conjunto no paladar muito elegante e complexo. Com a temperatura um pouquinho mais elevada o vinho ganhou certa cremosidade, sem perder o frescor – particularmente indico não bebê-lo tão gelado, mas é questão de gosto. Há de se dizer, foi um belo festival de sensações, sem exageros.

Vinho muito interessante,  isento de defeitos e muito prazeroso de se beber. Acompanhou muito bem uma pizza,  após um dia de trabalho exaustivo.  Vinho certo no momento certo.  100% de satisfação. Repetiria a dose e indico a experiência. Um dos vinhos brancos mais interessantes do blog em 2015.

Em tempo: recebi o vinho na seleção de agosto/2015 do Clube Winelands, juntamente com um belo espumante champenoise, que já experimentei, gostei muito, e que deverei publicar em breve.

Saúde a todos!

Leia Também:

Um Excelente Riesling da Croácia: Paralela Grasevina 2013

2 comentários em “Hidalgo Castilla Verdejo 2014

  1. […] experiência com a casta Verdejo. Aprovadíssimo, tanto ou até mais que o exemplar anterior (relembre). Recomento a […]

  2. Felipe disse:

    Tiago, também experimentei exatamente essa safra, o melhor Verdejo até hoje que provei.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s