Confirmando a Qualidade do Produtor: Avondale Chenin Blanc 2012

Avondale_chenin_blanc_2012

Estimados amigos, diria eu que existe em algum lugar uma lista de produtores ao redor do mundo que poderíamos chamar de “seguramente confiáveis”. São aqueles produtores cujos vinhos agradam o paladar dos consumidores em larga escala e dificilmente nos desapontam – pelo contrário, diria que eles não cansam de nos surpreender. Nesta lista eu colocaria, por exemplo, a argentina Catena, a chilena Ventisquero, a Bouza e seus ótimos Tannat uruguaios e por aí vai, só para citar alguns.

Pois bem, nesta lista virtual creio haver sem dúvida um lugarzinho para a Avondale, um produtor sul africano que sempre me agradou muito com seus ótimos vinhos orgânicos. A alguns meses atrás estive visitando a loja Vinhos do Mundo aqui do bairro e vi este exemplar em promoção: um Chenin Blanc elaborado com uvas da região de Paarl, sendo que parte do vinho estagiou por barricas de carvalho francês por alguns meses. O rótulo me chamou muito a atenção até pelo fato de eu não ter muita experiência quanto a esta casta e tinha muita curiosidade em conhecê-la. Vamos ao que achei do vinho:

Em taça mostrou cor amarelo palha bem clarinho, levemente esverdeado.  Aromas um pouco discretos, lembrando frutas brancas no geral e algumas notas herbáceas.  Em boca é bem mais intenso. Tem acidez leve e excelente cremosidade. As notas frutadas estão mais presente, lembrando frutas cítricas como lima e maracujá.  Se assemelha um pouco com um Sauvignon Blanc, com presença marcante no paladar. Final correto, com certa potência – álcool a 13,5% – e boa presença em boca, fazendo salivar e chamando a próxima taça.

Gostei bastante, mais um vinho correto de um produtor sério. Acompanhou bem uma pizza, mas com certeza se sairia bem com pratos leves, saladas ou até mesmo sozinho. Repetiria a compra.

Quanto custa? É vendido no site da importadora Vinhos do Mundo por 76 reais. Na promoção paguei bem menos (pena, deveria ter comprado mais uma garrafa talvez). Mais um vinho que sofre com a alta do dólar, pode-se dizer.

Saúde!

Leia Também

Avondale Pinotage 2009

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s