Mais um Surpreendente Espumante Brasileiro: Scandalo Brut Rosé 2011

Estimados amigos, sempre me considerei um grande fã convicto e de carteirinha dos espumantes brasileiros.  Hoje especialmente fico feliz de poder falar sobre este produto em particular, que superou expectativas – talvez a  maior felicidade para qualquer enófilo.

Escolhi este belo rosé na seleção dos vinhos de setembro do Clube Winelands, cujo sou assinante a alguns meses. A presença de um espumante rosé, brasileiro, e elaborado pelo método tradicional com 25 meses de maturação chamou e muito a minha atenção, confesso, me fazendo optar por este produto em detrimento de dois interessantíssimos e tentadores tintos uruguaios, da mesma seleção. Definitivamente, não me arrependi 🙂

O espumante é elaborado através do assemblage de três variedades: Pinot Noir, Chardonnay e Malbec (!), cultivadas no Vale dos Vinhedos, sendo que o vinho base estagiou por seis meses em barricas de carvalho francês. A tiragem é limitadíssima, de tão somente 1000 garrafas. Quem elabora o rótulo é a LPG Wines, uma empresa lusitana com escritório em Caxias do Sul, dirigida pelos empresários Laerte, que cuida da parte administrativa em Caxias e o enólogo  Eduardo, que cuida da parte técnica. Eduardo trabalha em Portugal onde faz parte da equipe técnica de bodegas como Barca Velha, Casa Ferreirinha, entre outras. Atualmente a LPG Wines utiliza as instalações da Almaúnica para elaboração de seus vinhos e espumantes, mas com formulação totalmente independente, seguindo os mesmos preceitos e técnicas utilizadas em Portugal – há de se dizer amigos, que tive acesso a estas informações somente APÓS provar o espumante – o que complementou minha empolgação, confesso. Diria que é um empreendimento ousado e muito interessante, que ainda vai dar o que falar, com certeza. Mas vamos ao que achei deste belo produto:

Na taça apresentou coloração avermelhada, típica casca de cebola, opaca. Perlage delicado e persistente. Aromas mais discretos, menos notas da fermentação e mais notas cítricas de frutas vermelhas e de folhas secas. Em boca tem ótima acidez, é leve, muito macio e agradável de beber, com  predominância do frutado. Isento de amargor ou outros defeitos.  Preenche bem o paladar, embora eu creio que seja mais leve do que cremoso.

Uma excelente pedida, especialmente para as festas de fim de ano e o calor do verão que se aproximam. Mais uma prova de que o espumante brasileiro não cansa de nos surpreender, felizmente. Aprovado.

Parênteses: a seleção deste mês (novembro) do Clube Winelands trará diversos rótulos da LPG Wines, incluindo um interessantíssimo Espumante Nature – que certamente hei de experimentar e em breve estará aqui no blog. Promete.

Quanto custa? Recebemos o espumante na seleção do mês passado do clube. O espumante, contudo, está a venda no site da Winelands por 69 reais para sócios, com excelente custo benefício.

Saúde a todos!

2 comentários em “Mais um Surpreendente Espumante Brasileiro: Scandalo Brut Rosé 2011

  1. […] Quanto custa? O vinho é vendido na loja virtual da Winelands por 75 reais, já com o desconto para associados, com bom custo benefício. Recebi o rótulo na seleção de setembro do clube – o qual sou sócio -juntamente com um ótimo espumante brasileiro que já degustamos – confira aqui. […]

  2. […] Grandes amigos, fico feliz de poder começar o ano de 2016 com os trabalhos aqui no blog trazendo mais um belo Chardonnay, brasileiro, barricado e muito bem feito. Escolhi este exemplar na seleção de novembro do Clube de Vinhos Winelands, que participo a alguns meses – confira aqui os vinhos que já experimentei do clube. Deste mesmo produtor – LPG Wines –  eu já havia experimentado também um ótimo espumante brut, que nos agradou bastante (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s