Superando Expectativas: Almadén Riesling 2015

Almaden_Riesling_2015

Amigos, não me canso de combater o preconceito quanto aos vinhos brasileiros. E não me canso também de enaltecer a qualidade de um determinado produto nacional, quando esta se mostra sobressalente. O tolo preconceito de muitos consumidores com respeito ao vinho brasileiro acaba por ofuscar muitas vezes a qualidade de bons exemplares, com excelente custo-benefício, como é o caso do vinho de hoje.

Este exemplar elaborado pela vinícola Miolo sob o rótulo da Almadén é inegavelmente um sucesso. Enólogos, sommeliers, críticos e blogueiros de norte a sul já enalteceram suas qualidades – inclusive este que vos fala: o vinho já deu as caras aqui no blog, na safra anterior, de 2014 (relembre). Tive curiosidade em provar a safra atual, para ver como este belo Riesling elaborado com uvas da Campanha Gaúcha estava. Vamos ao que achei da experiência:

Em taça mostra cor palha clarinho, cristalino. No nariz os aromas estão com intensidade proeminente, com muitas notas de frutas brancas cítricas e leve toque herbáceo. Em boca é um vinho com boa acidez, cítrico – confirmando olfato – e muitíssimo refrescante. Leve, com final de boca isento de defeitos e chama a próxima taça. Bom de beber – como todo vinho deve (ou deveria) ser 🙂

Como comentei outro dia no facebook, é um vinho que supera expectativas. Agradável e muito bem feito. A safra atual, ao meu ver, está ainda ligeiramente superior a de 2014 – mostrando, talvez, que a vinícola está aprimorando a elaboração. Curiosidade: acabei degustando o vinho em uma temperatura um pouco superior ao que normalmente o apreciaria – e achei ele tão ou mais interessante assim. Recomendo a experiência, sem hesitar. Uma ótima pedida para o verão, para ser apreciado sozinho, ou com petiscos e outros pratos leves.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos cerca de 16 reais em um supermercado Zaffari, de Porto Alegre. Ótimo custo-benefício.

Saúde a todos!

6 comentários em “Superando Expectativas: Almadén Riesling 2015

  1. Tiago,
    O Almadén Riesling fez parte do meu início no mundo dos vinhos, até mesmo sem eu saber que gostaria tanto desse universo.
    Faz tempo que não volto nele.
    Deu curiosidade de provar de novo.
    Aliás, minha busca sempre foi pelo vinho de boa qualidade e preço adequado, inclusive fiz uma experiência recente com vinhos brancos do Bourbon/Zaffari que em breve postarei.
    Vale a pena procurar.
    Abraço!

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Amigo Alexandre
      Fico feliz com sua visita por aqui e agradeço pelo seu comentário
      E que bom que compartilhamos boas impressões sobre este rótulo. Se vieres a experimentar esta safra dele, não deixe de me comentar o que achou.
      Vou aguardar suas impressões sobre os vinhos brancos “Zaffarianos” (risos)
      Um forte abraço e saúde!

  2. Rodinaldo disse:

    Olá Tiago,

    Fico muito Feliz em ler o teu blog e ver este comentário sobre nosso vinho, pois sou enólogo no setor de enoturismo da Almadén, e o reconhecimento do consumidor nos deixa muito satisfeito, sinal que o trabalho realizado surtiu efeito, es este positivo!

    Obrigado e que continue degustando nossos vinhos. Obs, sugiro Gewurztraminer (2014 ou 15) e Pinotage (2012).

    Abraço

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Rodinaldo
      Agradeço pelo seu comentário e pelas palavras gentis.
      Podes deixar que provarei as suas sugestões, estão anotadas – este Gewurz tenho muita curiosidade. Espero conseguir encontrar o Pinotage em Porto Alegre 🙂
      Um forte abraço e saúde!

  3. Juliana disse:

    Ótima sugestão para festas de final de ano hein?!
    Ótimo saber que podemos encontrar vinhos tao em conta e com qualidade satisfatória. Estou ansiosa por encontra-lo nos supermercados de Brasilia. 🙂

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Juliana!
      Sim, de fato é um sugestão muito interessante, vai acompanhar bem os jantares típicos natalinos e de ano novo 🙂
      Obrigado pelo seu comentário
      Saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s