Virando o Ano em Altíssimo Estilo: Espumante Filipa Pato 3B Rosé Brut

Filipa_Pato_3B_Rose_Brut

Estimados amigos, eu confesso que estava devendo este post a algum tempo. Ocorre que às vezes, por uma razão ou outra, acabo me envolvendo com diversos afazeres daqui e dali e um post ou outro fica na gaveta, aguardando “pacientemente” a hora de ser publicado. Mas nunca é tarde para fazermos a devida justiça 🙂

Escolhi este produto para acompanhar um belo salmão assado que apreciei no jantar de ano novo, na entrada de 2015, junto com minha querida esposa – e mais ninguém (uma tradição do casal já de alguns anos). Como o espumante agradou muito e deixou saudades, achei que não seria nada inoportuno publicá-lo agora, já que as festividades de fim de ano se aproximam. Uma excelente indicação para quem procura um produto bem diferenciado, posso lhes garantir.

O espumante é um dos rótulos mais bem comentados e aclamados da competente enóloga portuguesa Filipa Pato. O “3B” que é ostentado no rótulo faz alusão às iniciais das duas uvas que compõe o assemblage: Baga (75%) e Bical (25%), além do terroir de onde as variedades são provenientes, que é a Bairrada. O espumante é elaborado pelo método tradicional (champenoise), com a segunda fermentação em garrafa, com período de 4 meses em contato com as leveduras. Mas vamos ao que achei dele:

Em taça, é um dos espumantes mais belos, visualmente falando, que já vi. Cor vermelho vivo e brilhante com um perlage muito fino e intenso, formando leve coroa de espuma na borda da taça (dá para ter uma ideia pela fotografia acima, sem filtros, mas que ainda não faz a devida justiça). Aromas de intensidade leve, muito agradáveis, lembrando tênue geleia de frutas vermelhas e negras, com notas da fermentação ao fundo. Em boca tem ótima acidez, na medida, o que confere ao espumante um ar cítrico, mas sem faltar estrutura e cremosidade. Muito agradável no geral, chamando sempre a próxima taça. Final marcante e muito correto, sem amargor ou qualquer defeito, com a lembrança das notas frutadas.

Um dos melhores espumantes rosé que já pude experimentar.  Repetiria a compra com toda a certeza e indico fortemente.

Quanto custa? Pode ser encontrado em Porto Alegre na Vinho e Arte, com preço aproximado de 70 reais.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s