Larentis Pinotage 2013

Larentis_pinotage_2013

Amigos, já visito o vale dos vinhedos a alguns anos, com relativa frequência e em diversas épocas do ano. Quase todas as vezes em que passo por aquelas belíssimas paisagens faço uma parada obrigatória na charmosa e convidativa vinícola familiar Larentis. Por duas razões básicas: primeiro, por ser uma das vinícolas que mais me cativam pela beleza de seu parreiral e pelo atendimento cordial e hospitaleiro. E segundo, pela grande qualidade aliada a custos atrativos de seus produtos: vinhos que nos agradam muito e fazem muito sucesso lá em casa – a exemplo dos bag in box, grandes pedidas para o dia a dia.

Sempre que fui à vinícola me deparei com este interessantíssimo Pinotage, casta difícil de ser encontrada no Brasil. A curiosidade me cativou a experimentá-lo com a devida calma, na tranquilidade e aconchego do lar (como costumo dizer), já que na vinícola sempre que provei, gostei muito do vinhoe ele me chamou a atenção. O rótulo é de baixa produção (tanto que, infelizmente, encontra-se esgotado de acordo com o site da vinícola). Não tem passagem por barricas de carvalho, a fim de preservar melhor suas características varietais. Mas vamos ao que achei dele:

Em taça mostrou cor rubi escura violáceo, bem fechada, de pouca transparência. Aromas mais fechados e delicados, lembrando muito a Pinot Noir, com muitas frutas pretas e algo lembrando terra. Em boca é um vinho de corpo mais para médio,  com ótima acidez, fazendo salivar. Macio de beber com taninos bem finos e frutado confirmado o nariz. Final correto e sem defeitos. Bom conjunto, agradável, que dá vontade de beber mais.

Um típico vinho tinto para apreciar com petiscos, pão, azeite, queijos e pratos mais leves e, inclusive quem sabe, em um dia mais quente,  resfriando-o mais um pouco – um baldinho com um pouco de gelo e água gelada são suficientes (recomendo a experiência). Aprovado. Repetiria a compra e indico fortemente. Compra segura àqueles que gostariam de provar algo diferente, sem necessitar de grande investimento. Aguardo a próxima safra 🙂

Quanto custa? Pela garrafa pagamos em torno de 30 reais, no varejo da vinícola.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s