Che spettacolo! Espumante Principe Corsini Brut Rosé

Espumante_Principe_Corsini_Rose_Brut

É com muita alegria amigos, que escrevo este singelo artigo na véspera do Natal, me recordando das lembranças do dia em que pude visitar e conhecer a vinícola Principe Corsini na Toscana. Sei que a região tem inúmera vinícolas e produtores de altíssimo quilate, mas garanto-lhes que, se algum dia eu vier a regressar àquela paradisíaca região, hei de retornar novamente nesta vinícola para apreciar seus belos vinhos, pois a experiência que tive me fez deveras bem e estará para sempre muito bem guardada em minha memória 🙂

Saudosismos à parte, lembro-me bem que quanto visitei a vinícola (relembre aqui), sentamo-nos à mesa ao final do tour para degustar os vinhos. Nisso, nosso guia, sr. Gianluca Carbone, nos questionou mais ou menos assim: “vocês não querem provar o espumante, querem?”, como quem desconfiava que estivéssemos interessados apenas nos tintos. Mas eis que respondi: “com certeza sim, queremos”. E lhes digo, a  decisão não poderia ser mais acertada.

O espumante é elaborado pelo método charmat, exclusivamente com Sangiovese. Em taça apresentou coloração salmão com tom rosado, e perlage muito fino, delicado e persistente. Aromas predominantes de frutas vermelhas frescas, como morango e  framboesa. Ótima acidez, equilibrada com boa cremosidade. Notas frutadas muito presentes, confirmando o nariz. No geral, um brut um pouco mais adocicado que a média, mas longe de ser enjoativo. Muito correto, macio e agradável de beber. Acompanhou super bem um risoto de salmão elaborado pela minha esposa. Estava ótimo.

 Uma ótima experiência. Queria ter mais garrafas 😦

Quanto custa? Infelizmente, receio que a importadora Domno não venda o produto no Brasil, provavelmente em função de ser um espumante de produção limitada (inegavelmente o foco da vinícola é a elaboração de seus Chiantis Clássicos). No varejo da vinícola pagamos em torno de 13 Euros a garrafa, em outubro de 2014.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s