Intrigo Cabernet Sauvignon Rubicone 2012 IGP

Intrigo_Cabernet_Sauvignon_Rubicone_2012

Amigos, daquela inesquecível viagem à Itália que fizemos ao final de 2014 ainda restam vinhos que experimentei e que não posso deixar de compartilhar aqui no blog.  Um deles é este interessante Cabernet Sauvignon que gentilmente ganhamos de nosso amigo italiano Francesco – que, além deste rótulo, também nos presenteou com outro tinto e um belo espumante, elaborados por sua família em Faenza, na região da Emilia-Romagna. O produtor leva inclusive o nome da comuna: Cantina Faenza.

Este belo Cabernet Sauvignon foi elaborado com uvas cultivadas ao sul da propriedade em Faenza e leva a Indicação Geográfica Protegida (IGP) ostentada no rótulo – tem certa equivalência com o IGT que estamos mais acostumados. Passou por período de descansando de 12 meses antes de ser engarrafado, os quais 3 meses foram em barricas. O vinho pertence a  uma linha que poderíamos chamar “de entrada” da vinícola, chamada “La Botte” – do italiano, “o barril” – que agrega os vinhos com  classificação IGT. Mas vamos ao líquido:

Em taça o vinho mostrou cor vermelho rubi com leve transparência. No nariz os aromas aparecem bem frutados, com notas de ameixa, amora e frutas negras em geral – sem aquela nítida lembrança do pimentão verde, que alguns gostam – eu particularmente não aprecio, mas é questão de gosto pessoal. Em boca é um vinho de corpo médio, macio de beber e com taninos finos e leves. Essencialmente seco, o que considero característica positiva – parece óbvio, mas não é incomum encontrarmos vinhos que às vezes as características frutadas conferem certo dulçor no paladar, deixando-o enjoativo.

Aprovado, gostei da experiência de provar um Cabernet da Itália e fiquei feliz com o presente de nosso amigo. Um tinto italiano é sempre muito bem-vindo 🙂

Saúde a todos!

3 comentários em “Intrigo Cabernet Sauvignon Rubicone 2012 IGP

  1. nadia disse:

    Gosto desse vinho, pacas

  2. […] Aprovado. Acompanhou bem uma bruschetta, excelente pedida. Aqui agradecemos por nosso amigo pelo ótimo presente Além deste exemplar, ganhamos também de nosso amigo um Cabernet Sauvignon bem interessante (relembre). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s