Leve e Elegante: Lídio Carraro Dádivas Pinot Noir 2014

Lidio_Carraro_Dadivas_Pinot_Noir_2014

Amigos, a algumas semanas atrás – faltava pouco para iniciar o verão – ainda tínhamos temperaturas amenas aqui no sul e o tempo nos convidava a apreciar tintos, especialmente os mais leves e delicados, por assim dizer. Tive então, como diria Arnaldo Antunes, um desejo-necessidade-vontade de apreciar um Pinot Noir, algum que eu ainda não tivesse experimentado. Curiosamente dei-me conta que até hoje nunca havia postado um vinho aqui no blog de uma das mais importantes vinícolas brasileiras: a Lídio Carraro. Decidi que seria o momento de saciar minha sede de Pinot e corrigir esta injustiça.

Este exemplar escolhido pertence a linha Dádivas da vinícola, uma linha intermediária, pode-se dizer. É elaborado com uvas cultivadas na serra do sudeste em Encruzilhada do Sul, Terroir este que despontou para o cultivo de uvas desta variedade, entre outras. O rótulo arrebatou já diversas premiações, incluindo uma avaliação de nada menos que 91 pontos do renomado crítico britânico Steven Spurrier, da revista Decanter. Como manda a cartilha do produtor, o vinho não tem passagem por barricas, a fim de que sejam mantidas ao máximo suas características varietais. Mas vamos ao que achei deste belo exemplar:

Vinho de cor vermelho rubi com notável transparência – um pouco mais transparente e poderia se passar por um rosé. Aromas frescos lembrando frutas vermelhas, especiarias e folhas secas (uma marca tradicional da Pinot Noir, em minha modesta opinião). Em boca é um vinho leve, com boa acidez e uma complexidade muito interessante, confirmando o olfato. Taninos bem polidos marcando a língua tenuemente. Discreto amargor final, sem comprometer.

Um vinho para acompanhar comida, ao meu ver, e que chama a próxima taça. Acompanhou muito bem um risoto de gorgonzola com cubos de carne, mas iria bem com massas e outros pratos de peso leve a médio. Aprovado. Mais um belo vinho tinto brasileiro.

Quanto custa? Pela garrafa pagamos cerca de 34 reais na Vinhos e Sabores, em Porto Alegre.

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s