Confirmando a Qualidade do Produtor: Espumante LPG Splendore Nature 2010

Espumante_LPG_Splendore_Nature_2010

Estimados amigos, é com alegria que compartilho aqui no blog minhas impressões sobre mais um belo espumante Brasileiro, que confirma não só a expressiva qualidade deste produtor – como versa o título da postagem – mas também corrobora com avocação inegável que o Brasil – em especial, a serra gaúcha – possui no que diz respeito à elaboração de espumantes. Este exemplar Nature esteve presente na seleção de novembro do Clube de Vinhos Winelands, o clube que assino atualmente e que tem atendido perfeitamente minhas expectativas até então, felizmente.

Quem elabora o espumante é a LPG Wines, empresa lusitana que vem desempenhando um ótimo trabalho no Vale dos Vinhedos, elaborando espumantes e vinhos de qualidade muito interessante. Escrevi um pouco sobre o empreendimento quando postei o artigo no blog sobre o ótimo Brut Rosé deles – relembre.

O rótulo é elaborado através de um assemblage, formado por 70% de Chardonnay e 30% de Pinot Noir. Segundo informações do contra-rótulo (bem completo e informativo por sinal), 30%  do vinho maturou em barricas de carvalho americano. O espumante possui 24 meses de contato com leveduras e foi parte de um lote de tão somente 1000 (isso mesmo: MIL) garrafas, produção considerada quase artesanal, por assim dizer – que bom 🙂 Vamos ao que achei dele:

Cor amarelo claro brilhante, com perlage fino e persistente. Aromas muito intensos já ao remover (cuidadosamente) a rolha, com uma explosão de notas da fermentação, lembrando pão e aromas amanteigados. Aos poucos surgem notas frutadas lembrando abacaxi em calda, entre outras, formando bom conjunto olfativo. Em boca é um espumante com bom frescor, acidez na medida e cremosidade formando bom volume no paladar. Prazeroso do início ao fim, amável (como costumo dizer) e bom de beber, “mesmo para um nature” – que por vezes são mais difíceis de beber (este não é o caso, seguramente).

Acompanhou muito bem um pão italiano caseiro que preparei (com uma ajudinha da esposa, lógico) acompanhado de azeite e alguns queijos. Ficou muito bom. Mais um Nature para a lista dos aprovados.

Quanto custa? A Winelands vende atualmente o espumante em seu site com desconto para associados, a 83 reais

Saúde a todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s