Um dos Melhores Tintos Brasileiros que Já Provei: Angheben Cabernet Sauvignon 2010

Angheben_Cabernet_Sauvignon_2010

Não escondo amigos, como todos sabem, minha grande admiração e respeito pelo competente trabalho da vinícola Angheben, um dos produtores brasileiros que mais me cativaram na jornada pelo mundo do vinho, desde a época que iniciei este blog e postei um artigo sobre o ótimo Gewürztraminer deles (relembre). Foi com muita alegria e surpresa que tive a oportunidade de experimentar esta novidade na última visita que fiz à vinícola – onde sempre fui muito bem recebido, como sempre gosto de salientar, pelo Eduardo e seu pai Idalêncio.

O vinho em questão é este belo Cabernet Sauvignon, que a vinícola não elaborava a alguns anos e que lançou no fim do ano passado. As uvas são da serra gaúcha. O vinho estagiou por inteiro em barricas de carvalho, 50% americanas e 50% francesas, de diferentes idades, por período de 8 meses – nas palavras do amigo Eduardo Angheben, “determinados por degustação” (não foi predefinido, portanto). E o resultado desta joia pude conferir na taça: apesar de achá-lo ótimo na ocasião em que visitei a vinícola, fiz questão de levar duas garrafas e as provei na calma e tranquilidade do lar. E eis o que achei deste belo vinho:

Cor vermelho rubi muito escuro e opaco. Aromas de boa intensidade, agradáveis e instigantes, com muitas frutas negras, um certo toque balsâmico e algo lembrando compota. Em segundo plano um pouco de tostado (da madeira certamente)e notas de especiarias. Em boca é um vinho que agrada do início ao fim, com bom volume, acidez na medida e taninos firmes secando o paladar. Final com certa potência, implorando comida – um legítimo vinho gastronômico(diria que tanto quanto o Barbera, outra grande criação da vinícola).

Um vinho que certamente veio para deixar sua marca e se consagrar como um dos Cabernet mais interessantes já feitos no Brasil. Surpreende pela ausência da pirazina típica (aroma e gosto de pimentão) o que particularmente me agradou muito, já que considero esta característica enjoativa muitas vezes. É praticamente 0% herbáceo, com predominância de notas mais frutadas. Pessoalmente, adorei.

Um vinho sem defeitos, feito para ser apreciado com uma boa carne e para desfrutar de bons momentos, como deve ser. Recomendo e repetiria a compra.

Quanto custa? Pode ser encontrado em Porto Alegre por 84 reais, na Vinhos e Sabores, mas paguei menos na própria vinícola, possivelmente em função de ter sido antes do famigerado aumento da carga tributária sobre os vinhos. De qualquer forma, o valor é condizente com a qualidade de um Cabernet deste quilate, lhes garanto.

Saúde a todos!

6 comentários em “Um dos Melhores Tintos Brasileiros que Já Provei: Angheben Cabernet Sauvignon 2010

  1. Eduardo Angheben disse:

    Caro Tiago!

    A família Angheben agradece as gentis palavras!

    Um brinde pela forma sempre criteriosa e justa com que escreve sobre o mundo do vinho!

    Grande abraço ao amigo!

    Atenciosamente,

    Eduardo Angheben

    • Tiago Bulla disse:

      Grande Eduardo! Fico feliz com sua visita e seu comentário!
      Fica aqui seu registro e, mais uma vez, os parabéns por este excelente vinho
      Saúde!
      Tiago Bulla

  2. Tonho Luchese disse:

    Bela materia. mas o que me causa espanto, e ainda constar em varios blogs e editoriaisa seguinte afirmação: Uvas da Serra gaucha……
    acredito que seja dever informar procedencia de cepas……mas e raro alguma vinicola nossa ainda se valer de recursos que não sejam da região com relação ao plantio….

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Tonho!
      Obrigado pelo seu comentário. Fica aqui sua manifestação registrada.
      Um abraço e saúde!

  3. Daniel Bitencourt disse:

    Tive o privilégio de degustar esse espetacular vinho Nacional. Inclusive, hoje à noite vamos degustar as cegas os Cabernet Sauvignon dos seguintes países: Itália, Chile, Argentina, EUA, Uruguai e este maravilhoso vinho representando o nosso País.
    Tenho absoluta certeza que na pontuação ficará entre os dois melhores. Grande abraço.

    • Tiago Bulla disse:

      Olá Daniel!
      Muito obrigado pelo comentário, fico feliz que, assim como eu, tenhas gostado do vinho.
      Um abraço e saúde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s